Para algumas empresas, as férias coletivas são uma prática bastante comum. Geralmente, é uma carta na manga utilizada justamente no final do ano para enfrentar o desaquecimento comercial
Área do Cliente
Notícia
Como empreender do zero. Como empreender de novo
É necessário conhecer seus concorrentes e identificar diferenciais para sua empresa. Quanto mais conhecimento, mais oportunidades você terá
Quando eu comecei a empreender, fiz como a maioria dos brasileiros, me atirei sem conhecimento e apanhei muito. Por isso, aprendi bastante na raça, como dizem, mas tenho certeza que você não precisa passar por isso.
Mesmo porque hoje temos muitos meios de aprendizados e mentorias que nos auxiliam a ir mais longe com muita assertividade. Só precisamos nos dispor a conhecer esses meios e caminhar juntos.
Fiz algumas reflexões e compartilho dicas preciosas para você que está começando e, também, para quem já está no meio do caminho:
DESCUBRA O QUE QUER FAZER
A primeiríssima coisa que você precisa saber é o que quer fazer. Alguns empreendedores desejam, por exemplo, adquirir uma franquia, porque é lucrativa. Mas trabalhar com aquele produto o tornará feliz?
Essa é a primeira pergunta que devemos sempre nos fazer, porque não há nada mais frustrante do que fazer algo do que não gostamos.
Se você já iniciou um negócio e não está gostando, não se desespere e nem desanime. É possível fazer uma transição para aquilo que você realmente deseja, só vai precisar de um pouco de paciência e planejamento.
PESQUISE O MERCADO
Você precisa conhecer seu mercado. Será necessário saber tudo sobre o que está acontecendo, sobre quem tem sucesso na área, sobre os desafios.
É necessário conhecer seus concorrentes e identificar diferenciais para sua empresa. Quanto mais conhecimento, mais oportunidades você terá para fazer melhor e encontrar diferenciais para o seu produto.
TENHA CLAREZA NO SEU OBJETIVO
Você precisa saber com toda certeza qual é seu objetivo fundamental, aquele que vai te fazer sair da cama para ter um dia próspero e gratificante.
É importante tirar um tempo para meditar sobre isso, ficar em silêncio e se ouvir. Perguntar para si mesmo se é aquilo o que quer.
Quando tiver certeza ou mais clareza, crie objetivos menores e metas semanais para chegar ao objetivo. Isso não é bobagem! Quando temos metas e objetivos, conseguimos ter organização e motivação para fazer acontecer.
CRIE PRODUTOS OU SERVIÇOS QUE POSSAM SER VENDIDOS
Você vai precisar conhecer seu público para atender às necessidades dele. Se você fizer isso, terá produtos de sucesso.
Por exemplo, se você vai vender sabonete artesanal – um produto que existe aos montes no mercado -, para se diferenciar, terá de pensar: quais tipos de sabonetes ainda não existem no mercado? O que as pessoas procuram em um sabonete? Quais fragrâncias ainda não foram inventadas e que seu consumidor gostaria de ter?
Não vai adiantar fazer mais do mesmo. Quanto mais específico em atender uma demanda, mais sucesso seu produto ou serviços terá. Afinal, a criação de nicho é um dos caminhos mais impactantes para geração de um novo mercado.
FAÇA LISTAS DE E-MAILS SEGMENTADAS
Quem acredita que os e-mails não fazem mais sucesso, está enganado. A maioria das vendas ainda acontecem por e-mail. Por isso, é importante criar meios para captar essa informação do seu cliente.
Você vai precisar criar uma lista e enviar informações com call to action (chamada para a ação) para vender seus produtos.
Mas não adianta enviar e-mails no “geralzão”. Você vai precisar entender os diferenciais do seu cliente e segmentar. Por exemplo: você não deverá enviar o mesmo conteúdo para um homem de 45 anos e uma menina de 22, certo?
PRODUZA CONTEÚDO COM HISTÓRIAS DE VALOR
Com a internet e as redes sociais, o conteúdo passou a ser uma ferramenta indispensável para a venda de produtos e serviços.
Por isso, terá que ser feito com muita dedicação, cuidado, simpatia, empatia e verdade. Isso é o famoso marketing autêntico.
Não adianta nada “encher linguiça”. As pessoas querem ser reconhecidas nos conteúdos, querem ter uma experiência antes mesmo de adquirir algo que você está vendendo.
Você pode se inspirar em grandes marcas de sucesso, mas é muito importante que possa fazer do seu conteúdo algo específico e direcionado.
COMECE AGORA!
Comece, não fique pensando muito. Se já sabe o que quer fazer, como fazer e por onde começar, COMECE! Quando falo em ter objetivos, isso não quer dizer que é necessário estar tudo extremamente perfeito... afinal, antes feito do que perfeito. Ou seja, é preciso um direcionamento, não perfeição.
Com a experiência e conhecimento, faça os ajustes necessários, recalculando a rota sempre que for preciso.
E bora empreender! Afinal #empreendernavidareal é muito mais legal.
Notícias Técnicas
Em 2024, foi publicada a Lei nº 14.973, que aprovou as novas determinações sobre a desoneração da folha de pagamento
A bitributação é caracterizada pela cobrança de tributos incidentes sobre o mesmo fato gerador, por entes federativos distintos e no mesmo período
O balanço patrimonial e as demais demonstrações contábeis de fim de ano são, em regra, uma análise do índice de desempenho econômico e financeiro de uma empresa nos últimos 12 meses
Nota Técnica 2025.002.v.1.32 reúne novas adequações dos leiautes da NF-e e NFC-e à reforma tributária do consumo
Notícias Empresariais
Em um mercado acelerado, a diferença competitiva não está em fazer tudo rápido, mas em decidir certo e executar sem volta desnecessária
A adoção de práticas éticas deixa de ser diferencial e se torna exigência estratégica para RH, lideranças e governança, impulsionada por novas normas, IA e pressão das novas gerações
Questão passou a ser tratada como sobrevivência empresarial
Notícias e indicadores que podem influenciar os preços dos ativos nesta quarta-feira, 26 de novembro
Em meio à expansão da inteligência artificial nas empresas, habilidades humanas como criatividade, empatia, colaboração e inteligência emocional tornam-se essenciais para a relevância profissional em 2026
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional