O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Você sabe qual cultura deseja ter na sua empresa?
Enquanto não houver clareza sobre a resposta para essa pergunta, você continuará seguindo por um caminho que não sabe exatamente onde irá levar. Como disse o Gato Risonho, “Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!".
A construção da cultura de uma empresa reflete os níveis de consciência de seu líder. Suas crenças, necessidades, valores pessoais, assim como seus níveis de entropia impactam diretamente o nível de entropia cultural do negócio.
Por esse motivo, o autoconhecimento deveria ser prioridade para qualquer líder, e isso ainda não é uma realidade.
Se conhecer é um processo de profunda internalização e expansão de consciência, que é muitas vezes desconfortável, pois nos coloca frente a questões que não gostaríamos de olhar. Nossos medos, fragilidades e vulnerabilidades, comportamentos sabotadores, posturas inadequadas, entre outras.
Uma das maiores preocupações de grande parte dos líderes nas organizações é, como engajar seus colaboradores com os resultados do negócio.
O que ainda falta é a consciência de que para engajar é preciso construir uma cultura que promova engajamento, adotando novas ações, posturas e comportamentos, e uma vez que os níveis de consciência do líder refletem a cultura, é necessário que ele se conheça.
Percebo que muitos líderes esperam encontrar palavras mágicas e ações simples que engajem suas equipes e que os impulsionem a realizar o que precisa ser feito na construção de caminhos até os resultados desejados, como se a solução para isso estivesse fora, e não dentro.
De fato isso não existe!
Construir uma cultura de engajamento exige empenho, disciplina, cuidado, integridade e consciência.
Enquanto os líderes não entenderem a real necessidade de investir em seu autoconhecimento, tornando-se melhores para si e para as pessoas, apoiando a construção de uma cultura consciente dentro de seus negócios, seus stakeholders não se engajarão como tanto desejam, e os velhos problemas vão continuar fazendo parte do seu dia a dia.
Enquanto o autoconhecimento não fizer sentido para o líder, ele será incapaz de identificar o que é necessário fazer e mudar para construir a cultura que deseja, e que promova o engajamento que tanto busca!
É preciso ter clareza sobre qual a cultura necessária e que esteja alinhada com a estratégia do negócio, para conduzir ações e práticas necessárias para desenvolver essa cultura. Sem os níveis de autoconsciência necessários, isso se torna quase impossível.
Uma cultura consciente antes de mais nada é, uma cultura em que existe clareza sobre “onde” quero chegar, “como” vou chegar, e principalmente, “porque” quero chegar.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional