O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Tesouro Nacional vai lançar em novembro o PagTesouro
Plataforma digital de pagamento por serviços públicos foi apresentada na terça-feira (29/9) pelo secretário Bruno Funchal
O Tesouro Nacional vai lançar em novembro o PagTesouro, uma plataforma digital por meio da qual o cidadão realizará o pagamento às entidades da Administração Pública Federal por serviços como importação de produtos, certificação, registro de patentes, emissão de passaporte, multas eleitorais, de trânsito, ambientais, além de inscrições de cursos e concursos.
A compensação da transação será imediata, permitindo que a experiência do cidadão seja completamente digital, sem interrupções no que se refere ao pagamento pelo serviço público. A entidade pública poderá verificar o efetivo recolhimento da taxa, serviço ou qualquer valor devido em fração de minutos e, desta forma, prosseguir com o fornecimento do bem ou serviço demandado.
“É um avanço bastante significativo para a vida das pessoas e é um processo em construção que tende a ser ampliado”, disse o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, ao apresentar a ferramenta em entrevista coletiva nesta terça-feira (29/9). “É muito importante avançar no contexto tecnológico e desburocratizar a economia”, acrescentou ele.
A partir do montante de boletos de Guia de Recolhimento da União (GRU) recolhidos anualmente é possível estimar o alcance da solução. Apenas em 2019, por exemplo, foram pagas cerca de 37 milhões de GRU em favor de 258 entidades públicas – o que representou ingressos de recursos na Conta Única do Tesouro Nacional da ordem de R$ 120 bilhões.
Mais eficiência
De acordo com o diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais, da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Luiz Miyadaira, o PagTesouro chega para dar mais eficiência aos serviços públicos, principalmente por parte do cidadão, que muitas vezes precisa aguardar alguns dias para a compensação da GRU. “Isso causa hoje alguns prejuízos para serviços críticos como, por exemplo, o desembaraço alfandegário”, explica.
Miyadaira afirma ainda que o grande desafio agora é conectar o maior número de serviços a esta plataforma. “Para isso, vamos intensificar a articulação com os órgãos públicos, no intuito de acelerar o desenvolvimento e a integração de seus sistemas com este novo serviço”, acrescenta.
O Pag Tesouro é fruto de uma parceria do Tesouro Nacional com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A plataforma foi institucionalizada pelo Decreto nº 10.494, de 23 de setembro de 2020. A legislação tornou possível a retomada do edital de credenciamento que, neste momento, está em fase de análise pela Procuradoria-Geral de Fazenda Nacional (PGFN), em razão da necessidade de alguns ajustes técnicos observados quando do lançamento da sua primeira versão, em junho deste ano. Após o lançamento, as empresas prestadoras de serviços de pagamentos poderão apresentar a documentação exigida no ato convocatório e iniciar os testes de integração com a solução tecnológica.
PIX
Na ocasião do lançamento do PagTesouro, em novembro, também será lançado o PIX – Ecossistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central e que será ofertado dentro do PagTesouro como uma das formas de recolhimento. Além do PIX, estarão acessíveis no PagTesouro diversas formas de pagamentos, como cartão de crédito, além do tradicional boleto de GRU, que continuará disponível sem nenhum ônus.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional