Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Como se manter equilibrado no dia a dia
Para a psicologia positiva, a melhor maneira é acolher os sentimentos negativos e entender que a impermanência é parte da vida
Atingir um estado de espírito estável e equilibrado é um objetivo que o ser humano busca, principalmente, quando fatos incontroláveis, como a pandemia do novo coronavírus, pela qual estamos passando, circunda o cotidiano.
A questão é: como é possível encontrá-lo? Para Flora Victoria, mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade da Pensilvânia, ele depende da aceitação daquilo que se pretende evitar ao máximo nessa busca -- os imprevistos e reviravoltas que nos tiram do eixo.
“É preciso que todos entendam que o ser humano vai também exprimir sentimentos negativos, como raiva, ressentimento, tristeza, e que tentar ocultá-los, principalmente de si mesmo, é que vai levar a um desequilíbrio contínuo” diz Flora.
Ou seja, estar equilibrado não significa estar imune às situações frustrantes. “A vida é feita de dores e prazeres, então, é importante entender que não senti-los é viver num estado anestesiado”, explica Flora.
Para viver em um estado consciente, em que se vivencie o melhor e, ao mesmo tempo, aprenda-se com as experiências é preciso abraçar o todo, olhar para si com carinho -- até mesmo para as partes que consideramos sombrias.
Por isso, a resiliência, um dos pilares da psicologia positiva, é importante para manter um bom estado de espírito, uma vez que a noção de controle total é ilusória.
“O termo resiliência nasceu da física e trata-se da capacidade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos à pressão e, depois de absorver o impacto, voltar ao estado original sem deformação, como se fossem elásticos. Quando nos referimos a pessoas resilientes estamos falando daquelas que ao sofrerem impactos na vida têm energia e disposição para transformar as experiências negativas em aprendizado”, explica a mestre em psicologia positiva.
Ela emenda que esta é uma característica de certa forma ligada à racionalidade, não no sentido de conferir frieza às pessoas que se comportam desta forma, mas de permitir que elas entendam que os sentimentos são tão fluidos quantos os fatos da vida e, portanto, não se apeguem aos negativos. “O que chamamos de equilíbrio, na verdade, está ligado ao bem-estar gerado pelos sentimentos positivos, e se há algo a se apegar na vida é a eles”, completa.
Experiência e autoconfiança a serviço do bem-estar
Flora relembra que no livro “A sabedoria da Vida”, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer exalta a experiência como um facilitador para seguirmos o caminho e desenvolver a resiliência pessoal.
Ela explica que a vida ensina, por meio dos tombos, com o que vale a pena se importar, mas que é possível fortalecer nossa capacidade de voltarmos ao equilíbrio e ampliar a resiliência identificando nossas limitações.
“As limitações são pessoais, mas, por exemplo, alguém pode identificar que o fato de não ter muita flexibilidade é que tira seu humor e evoca seus piores sentimentos, começa a trabalhar nesta característica para que fatos corriqueiros o irritem menos e assim seu estado de equilíbrio seja mais duradouro”.
Outra maneira de aumentar o bem-estar é trabalhar nas crenças limitantes. “Muito do nosso bem-estar está ligado à autoconfiança Para fortalecê-la, uma dica é trocar pensamentos como “eu não sou capaz” ou “eu não consigo” por afirmações mentais fortalecedoras”, explica Flora.
Ela ainda incentiva investigar as origens das crenças limitantes, caso o indivíduo tenha muita dificuldade em silenciar os maus pensamentos: “nós somos o combustível do qual nos alimentamos. Não há felicidade o tempo todo, mas há como fortalecer os sentimentos que nos levam a ela, por isso, dedicar tempo a se compreender é tão valioso”.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
Cenário atual favorece tanto os conservadores quanto quem busca diversificar; entenda
O que realmente separa o trader consistente do amador é invisível: é a mente
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional