O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
É hora de internacionalizar a sua empresa?
As projeções do Banco Mundial apontam para uma recessão de 8% na economia brasileira este ano, a pior da série histórica. E a saída dela deve ser lenta. De acordo com a mesma entidade, em 2021 a expectativa de crescimento é de apenas 2,2% por aqui. Esse cenário é propício para se pensar na internacionalização das empresas.
As projeções do Banco Mundial apontam para uma recessão de 8% na economia brasileira este ano, a pior da série histórica. E a saída dela deve ser lenta. De acordo com a mesma entidade, em 2021 a expectativa de crescimento é de apenas 2,2% por aqui. Esse cenário é propício para se pensar na internacionalização das empresas. “Os mercados de fora irão encolher menos este ano e avançar mais rápido no próximo do que o brasileiro. Ou seja, a receita doméstica deve cair, tornando ainda mais atrativo obter receitas no exterior, principalmente em função da força do dólar”, afirma Emanuel Pessoa, advogado especialista em Internacionalização de Empresas, Negociação, Contratos e Inovação.
De acordo com ele, as duas principais formas de se internacionalizar uma empresa são via exportação ou operação in loco em outro país. A primeira tende a ser menos atrativa. “Neste caso, o empreendedor se depara com a desconfiança externa em relação aos produtos e serviços brasileiros e ainda há os trâmites burocráticos e tributários para enviar a mercadoria ou o serviço para fora”. Por isso, é melhor que as empresas optem pela segunda: abrir filiais ou novas empresas em outros territórios para produzir localmente. “99% do mundo quer investimento externo em seu país. A maioria não faz nem a exigência de um sócio local, por exemplo. Os governantes sabem que a chegada das empresas gera emprego e renda para a população. Isso é suficiente”, diz Emanuel.
Segundo o advogado, quem empreende no Brasil consegue empreender em qualquer lugar, levando em conta todos as dificuldades enfrentadas aqui. Ele garante que a empresa não precisa ser grande para conseguir atuar fora. “Pelo contrário, vemos muitos pequenos e médios empreendimentos apostando no exterior”. Para Emanuel, os nichos com maior possibilidade de sucesso com a ramificação internacional são os de inovação, com soluções escaláveis, e de áreas que já contam com produtividade comparável à de países desenvolvidos.
O processo, para quem pensa ser difícil, também não é dos mais complicados, mas carece de bons profissionais. “Hoje há pouca gente que realmente sabe tocar a internacionalização de uma empresa. É importante uma boa assessoria para dar todo o amparo legal para um negócio operar no exterior. Para as empresas, é um investimento que vale ser feito, principalmente neste período de pós-pandemia, em que quase todo o resto do mundo deve ter uma recuperação acentuada. Não é uma aposta, mas uma certeza “, conclui.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional