Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Comunicação e liderança: 3 dicas para lidar com crises
A forma como você se comunica com sua equipe é crucial em períodos como o que vivemos
Seja em incidentes do cotidiano, seja em momentos como os que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus, a comunicação com os funcionários é um ponto fundamental para aqueles que ocupam posições de liderança.
Em artigo publicado no portal Inc., o escritor e fundador do FireMeIBegYou.com, Robbie Abed, reuniu algumas dicas formuladas a partir da experiência com CEOs e executivos. “Cada um lida com crises de uma forma diferente, eu entendo. Mas há formas com as quais líderes se comunicam com suas equipes que realmente se destacam das demais”, afirma o autor.
Veja as dicas abaixo:
Quando tiver de anunciar más notícias, faça isso de uma vez só
Independentemente da hora ou do dia, ninguém quer receber notícias ruins. Por isso, é melhor fazer o anúncio rapidamente. “Esconder más notícias ou adiar decisões causa confusão e ansiedade em toda a sua equipe. E quando você precisar que eles estejam mais focados do que nunca, vão passar o tempo se concentrando no desconhecido”, escreve Abed.
Por isso, o autor defende que, se precisar demitir, faça isso "de uma vez" — em vez de fazer uma reunião para anunciar que haverá cortes e não contar na mesma ocasião quem deixará a equipe, por exemplo. Além disso, aproveite para falar o que acontecerá em seguida.
Estabeleça que você está aberto para qualquer reunião com qualquer membro da equipe, a qualquer momento
“Quando as pessoas não têm certeza sobre o que está acontecendo em suas vidas e carreiras, elas ficam agitadas e imprevisíveis”, escreve o empreendedor. Ele conta que teve um cliente que fez um ótimo trabalho comunicando más notícias e especificou que estava aberto a telefonemas ou videochamadas a qualquer momento. Ele até deu seu número de celular e e-mail para que todos pudessem entrar em contato, mesmo sem hora marcada.
Como esperado, empregados falaram diretamente com ele, que pôde acalmá-los e redefinir expectativas. “Sim, a medida demanda muito tempo, mas, no final, valeu a pena para ele, para a empresa e a equipe”, diz Abed.
Em experiência oposta, o empreendedor conta já ter visto executivos que deram más notícias numa segunda de manhã, mas sem especificar o que aconteceria com os empregados. Todos ficaram pensando se perderiam seus empregos ou se os salários seriam reduzidos, o que não foi esclarecido diretamente. Mas o maior erro, de acordo com Abed, foi o fato de os líderes não se mostrarem disponíveis para conversar. Assim, a semana foi improdutiva e marcada por muita ansiedade.
Negócios são negócios, mas as pessoas sempre vêm em primeiro lugar
A forma como um líder trata seus empregados em tempos de crise determina quão leais os funcionários serão, quão duro vão trabalhar e, por fim, o próprio sucesso da empresa, defende o autor. “Para algumas empresas, os executivos fizeram cortes nos salários para reduzir as demissões, e isso sempre será apreciado. Agora é a hora de pensar em seu pessoal quando você se comunica claramente. Você provavelmente estava na posição deles em outra fase da sua vida, e agora não é hora de esquecer isso.”
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional