Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Dia do Silêncio: a importância da quietude nas empresas
Muitas vezes, o silêncio fala mais do que mil palavras. Só que, em nossas interações do dia a dia, independentemente de serem no trabalho ou na vida pessoal, pouco nos lembramos de silenciar, afinal já acostumamos a nossa mente a sempre formular respostas, soluções, afirmativas, perguntas e respostas o tempo todo.
Muitas vezes, o silêncio fala mais do que mil palavras. Só que, em nossas interações do dia a dia, independentemente de serem no trabalho ou na vida pessoal, pouco nos lembramos de silenciar, afinal já acostumamos a nossa mente a sempre formular respostas, soluções, afirmativas, perguntas e respostas o tempo todo.
Como diria o filósofo grego Pitágoras, “escuta e serás sábio; o começo da sabedoria é o silêncio”. E nada melhor para silenciar e pensar a respeito dessa filosofia do que hoje, 7 de maio, o Dia do Silêncio.
Objetivo
Não existe uma conformidade sobre a origem do Dia do Silêncio, mas considera-se que tenha surgido a partir da inspiração das práticas milenares de meditação.
O propósito da data é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos, para a queda da qualidade de vida das pessoas. Não é por acaso que uma das ameaças ocupacionais deliberadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro é o ruído: além dos efeitos físicos, o excesso de barulhos eleva os níveis de estresse, altera o humor e lesa a concentração, principalmente no ambiente de trabalho.
Benefícios
Nas empresas, independentemente do porte ou do segmento atuante, quando há silêncio, todo o trabalho é melhor produzido. Já está cientificamente comprovado que, sem barulho, as pessoas têm um rendimento maior e a concentração faz com que os trabalhadores errem menos, entre outros benefícios.
Por isto, o Portal Dedução recomenda fazer o mínimo de barulho em locais de trabalho, principalmente naqueles onde há necessidade de concentração, como a área contábil, por exemplo, onde as informações trabalhadas servirão de orientações para melhorar a tomada de decisões no longo prazo de empresas de todos os portes e segmentos.
Não que isso seja um aviso para as pessoas não dialogarem. Não é isso! Ter equilíbrio e saber como agir – mais precisamente o que falar, na hora certa para falar – são precauções primordiais que fazem toda a diferença na carreira de uma pessoa.
Então, para ajudar empregados e empregadores a serem mais produtivo, neste Dia do Silêncio, o Portal Dedução enumerou cinco itens que ajudarão a manter uma boa conduta no ambiente do ganha-pão. Vejamos:
- Ter bom senso: quando o assunto é silêncio, esse item é primordial, porque no trabalho é exigido que as pessoas tenham uma postura mais séria e mais reservada.
- Celular: considerado uma faca de dois gumes, ele pode ser tanto um aliado, para executar as tarefas de maneira rápida, como um vilão, se a pessoa optar por fazer e atender ligações pessoais.
- Tom de voz: independentemente de o assunto ser pessoal ou profissional, é sempre prudente utilizar um tom de voz adequado ao falar.
- Saber ouvir: dar espaço para os colegas exprimirem suas opiniões é uma comprovação de maturidade e respeito. Comunicar-se corretamente e demonstrar atenção quando o outro está falando não é uma opção, e sim um dever.
- Inteligência Emocional: saber gerir as próprias emoções é a garantia de uma postura profissional adequada e positiva.
Neste aspecto, convidamos a todos de, neste Dia do Silêncio, separar uns minutos durante o dia e desfrutar do total silêncio!
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional