Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Liderança 4.0: um mecanismo de alcance de resultados
A liderança 4.0 deve estar preparada para lidar com a agilidade das informações, divergências comportamentais, pressão mercadológica, focando em resultados sem deixar de lado as pessoas
Liderar em momento de transformações, e em meio à quarta revolução industrial requer adaptações que vão além de implantar processos tecnológicos no ambiente corporativo. É preciso uma mudança de mentalidade e um conjunto de habilidades, técnicas e métodos, que têm como objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano dentro das empresas.
A liderança 4.0 deve estar preparada para lidar com a agilidade das informações, divergências comportamentais, pressão mercadológica, focando em resultados sem deixar de lado as pessoas, potencializando-as, compreendendo e investindo em suas equipes.
Porém, saber como desenvolver essa liderança é um importante passo, afinal o crescimento da empresa e o sucesso da equipe, também depende disso. Sem bons líderes, se torna difícil atingir os objetivos organizacionais, assim como manter os profissionais motivados.
Algumas estratégias são fundamentais nesse aprendizado e aprimoram as habilidades de gestão, como incentivar a equipe, que é um papel fundamental do líder para criar um ambiente em que todos tenham confiança em expor seus pontos de vista.
Uma outra estratégia que valoriza o desenvolvimento da liderança é empatia pela equipe de trabalho. Líderes que não se colocam no lugar de seus colaboradores normalmente não conseguem compreender suas angústias ou interesses e, por consequência, não atendem às suas necessidades.
Além disso, descentralizar o poder. Chefes inseguros gostam de manter o comando em suas mãos, então centralizam todas as demandas e exigem que absolutamente tudo passe por eles. Mas essa não é uma postura adequada, é importante confiar na equipe liderada, atribuindo-lhe responsabilidades.
A comunicação também é um dos tópicos mais importantes nesse exercício de liderança. Todo líder precisa se expressar de forma eficaz para engajar e alinhar o time na busca por bons resultados. Além disso, uma boa comunicação previne erros, conflitos e outros.
Em muitas empresas, os colaboradores não sentem reconhecidos por seus superiores imediatos. De acordo com uma pesquisa da Towers Watson, o desempenho de um profissional aumenta em cerca de 60% quando é reconhecido por seu superior imediato. Assim, um simples elogio pode fazer toda a diferença e inspirar bons resultados para a equipe.
Por fim, é essencial que o líder seja um exemplo a ser seguido, mostrando, por meio das próprias atitudes, como as coisas devem ser feitas. O líder é um verdadeiro protagonista. Os profissionais observam suas ações diárias e replicam, mesmo que de forma inconsciente. Por isso, Davi Ramsey, escritor do livro “líder empreendedor”, afirma que os pontos fortes e fracos de um líder são repetidos em sua equipe.
Nesse sentido, é cada vez mais determinante que o gestor assuma uma postura exemplar, mostrando de forma prática o que espera dos seus colaboradores. Um líder exemplar é aquele que abraça os valores da companhia, ouve seus superiores, se compromete pessoalmente com os resultados e atua com dedicação.
Não se aprende a ser líder apenas ouvindo. É preciso desenvolver um conteúdo que vá além do conhecimento técnico, que o leve a praticar uma nova habilidade, um novo comportamento de forma contínua. Ainda que muitas pessoas tenham aptidão para liderança por vocação, essa característica precisa ser constantemente desenvolvida.
É uma tarefa para a vida. Assim, será possível construir dentro de uma organização uma cultura de credibilidade e transparência, capaz de reter talentos e gerar melhores resultados no futuro.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional