Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Sabe como evitar desistências na compra online?
Veja como mudar esta situação de maneira a tornar o consumidor mais confiante nas suas compras. Não são apenas preços baixos e descontos que conquistam os brasileiros no comércio eletrônico
Considerada a data mais importante para o varejo brasileiro, o Natal tem movimentado as vendas online. No entanto, há desafios a serem superados para que a experiência do consumidor seja satisfatória.
De acordo com recente levantamento da Retail Reimagined, da Adyen, nas compras online a exigência dos consumidores é grande, e 7 em cada 10 pessoas desistiram do carrinho de compras por dificuldades na hora de realizar o check out, sobretudo, entre as Gerações Y (73%), com idades de 24 a 38 anos, e Z (71%), com idades de 18 a 23 anos.
E como mudar esta situação de maneira a tornar o consumidor mais confiante nas suas compras? Segundo o estudo eCommerce ON, da Kantar, não são apenas preços baixos e descontos que conquistam os brasileiros no comércio eletrônico.
A maioria dos consumidores do Brasil (74%) prioriza a economia de energia (experiência durante o processo de compra online); seguido pelo tempo consumido no ato da compra (47%); e, em terceiro lugar, o dinheiro gasto (46%). Para isso, a Kantar analisou globalmente mais de 100 mil atos de compra de 27 mil compradores online para avaliar a importância desses determinantes.
“Este resultado enfatiza que do outro lado da tela não estão apenas consumidores, mas, sim, pessoas preenchendo alguma necessidade”, afirma Luciana Piedemonte, líder de commerce da Kantar Brasil.
“Quando elas escolhem um canal de compra, estão colocando na balança a necessidade de economizar, ganhar tempo e até mesmo o fato de não se estressar. As pessoas são o coração do comércio eletrônico e, por isso, devem ser o centro de qualquer estratégia sólida por parte das marcas.”
CARACTERÍSTICAS DO ONLINE
Outro fator que reforça a atenção que o consumidor deve receber em suas experiências de compras é com relação à insatisfação que gera troca de produtos. O estudo Trocas no Varejo: Processos e Custos, lançado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e o Centro de Inteligência Padrão (CIP), detectou que a maior causa de trocas dos clientes (35%) é a insatisfação com o item adquirido. Mas neste caso, não seria por defeito ou erros logísticos, e sim por não se sentir satisfeito com cor, tamanho ou modelo do produto. Sobre defeitos, o percentual é de 32%, o que mostra que os processos de qualidade ainda precisam ser melhorados.
Nesse caso, Luciana enfatiza a importância de valorizar e utilizar mecanismos digitais para melhorar o processo de escolha. “É importante trabalhar esse aspecto trazendo uma experiência que reforce a percepção de que o shopper está escolhendo os produtos, seja mostrando detalhes e validade de produto com fotos de qualidade”.
PARA EVITAR DEVOLUÇÕES:
- Colocar o shopper no centro das decisões;
- Usar características específicas do meio digital e entregar uma experiência única;
- Criar conteúdo mais relevante nos touchpoints que importam;
- Entregar experiências sem atrito e mais integradas e humanas.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional