O Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, conhecido como Simples Nacional, abrange atualmente 23,8 milhões de contribuintes no Brasil
Área do Cliente
Notícia
8 a cada 10 clientes pagariam mais para receber melhor atendimento
Pesquisa da Zendesk consultou 522 brasileiros e concluiu que bom relacionamento é uma das principais expectativas dos clientes de pequenas empresas
A cada 10 clientes de pequenas empresas, 8 concordariam em pagar um preço mais alto para receber um melhor atendimento. É o que aponta uma pesquisa da empresa de software Zendesk com 522 brasileiros. Os resultados também mostram que a relação com o consumidor é vista como uma vantagem dos pequenos negócios em relação aos grandes.
A pesquisa, obtida com exclusividade por PEGN, foi realizada a partir das respostas de 522 brasileiros atendidos por pequenas empresas nos últimos dois anos. No recorte, apenas 7% se mostraram dispostos a aceitar um atendimento de nível inferior.
Os dados também mostram que as expectativas desse público são altas: 76% deles esperam um melhor atendimento das empresas de pequeno porte. Entre as vantagens de procurar uma pequena empresa em vez de uma grande, 72% apontam a facilidade de estabelecer relações e 68%, o serviço melhor e mais pessoal. Já uma parcela de 54% diz ficar satisfeito ao apoiar negócios menores.
Outros fatores relacionados ao bom atendimento são velocidade de resposta e flexibilidade. 99% dos entrevistados apontaram que mudam positivamente seus comportamentos de compra (consumindo mais ou recomendando o negócio a outras pessoas, por exemplo) após receber um bom atendimento. Já 98% apontam alterar negativamente sua postura após uma experiência ruim.
Os atendimentos virtuais também são levados em conta. Entre os entrevistados, 85% dizem utilizar chat, redes sociais, texto ou autoatendimento para se comunicar com as empresas. 95% dizem que geralmente ou sempre buscam opções de autoatendimento antes de recorrer a um atendente.
As expectativas são ainda influenciadas pelas mudanças de comportamento de empresas maiores. 75% dos respondentes afirmaram que inovações no atendimento de grandes companhias online mudaram o que eles esperam de um negócio pequeno.
"Nos últimos anos, o número de canais disponíveis para as empresas de pequeno porte atenderem seus clientes aumentou muito", destaca Marcell Rosa, head de vendas para pequenas e médias empresas na América Latina da Zendesk. "As empresas de pequeno porte não conseguirão satisfazer as novas demandas dos clientes se permanecerem apenas com os canais tradicionais."
Notícias Técnicas
Empresas que não se adequarem aos novos layouts de notas fiscais enfrentarão risco de recolher tributos no ano de teste da reforma tributária e até de paralisação das operações
MP introduz uma nova estrutura de alíquotas, que impactará diretamente o planejamento tributário e os cálculos de IRPJ/CSLL
Novas regras trazem complexidade para micro e pequenas empresas, mas também permitem que especialistas ofereçam soluções e ganhos de mercado
Em momentos de crise financeira, muitas empresas se perguntam: como recuperar um negócio que aparenta estar à beira da falência?
Notícias Empresariais
Saiba sobre as vantagens, como redução de juros e multas
IBS e CBS consideram renda qualquer benefício da empresa a seus sócios
Na visão do Especialista em Mercado Financeiro e professor na FIPECAFI, Rogério Mauad
Impactos da Reforma Tributária e a necessidade de atualização tecnológica
Especialista aponta que o RH precisa equilibrar cuidado humano e visão de negócio para fugir do perfil pouco atrativo e gerar resultados reais
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional