Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Empreendedorismo: saiba o que é preciso para se diferenciar no mercado
52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio - e esse número só tende a aumentar. Como se diferenciar neste mercado competitivo?
A situação econômica brasileira não é das melhores: nos últimos anos, o país vem enfrentando uma grave crise financeira que, às vezes, parece não ter fim. Mas o cenário que indicava 12 milhões de pessoas desempregadas começa a dar sinais de melhora: o desemprego recuou para 11,8%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É neste momento que o empreendedorismo por necessidade ganha forças. Diversos brasileiros arregaçam as mangas e decidem ir em busca do próprio negócio na esperança de virar o jogo. Para Pedro Superti, especialista em Marketing de Diferenciação, é necessário que o empreendedor, além de ter uma boa ideia, saiba como gerir seu negócio. “Mesmo que sua empresa ofereça o melhor produto ou serviço do mercado, sem um bom conhecimento de gestão seu negócio não irá para frente”, afirma.
É uma dica que vale ouro ainda mais se levarmos em conta que a diminuição do desemprego está sendo impulsionada por trabalhadores informais. Segundo o IBGE, a população ocupada por estes trabalhadores chegou a 41,3%, patamar recorde da pesquisa (iniciada em 2012). São 38,683 milhões de brasileiros atuando por conta própria.
É como se o brasileiro fosse empreendedor por natureza: dados da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) indicam que o país chegou a 38% na Taxa de Empreendedorismo Total (TTE). Isso significa que 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio - e esse número só tende a aumentar.
Mas como se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo? Diante deste cenário, Superti dá cinco dicas fundamentais para quem quer começar um negócio de sucesso:
1. Visão
Você precisa ter um negócio que está voltado para o futuro, não para o passado. Lendo como as coisas estão mudando e acompanhando as novas tendências, você está criando um negócio que vai estar em alta demanda daqui a três, cinco, dez anos ou você está criando um negócio que no passado teve uma demanda, mas hoje está morrendo? É preciso ter visão.
2. Autenticidade
O seu negócio realmente precisa ser autêntico. Autêntico é quando você faz o que acredita, não aquilo que esperam que você faça. Hoje nós temos um mundo de negócios que tentam ser politicamente corretos e por isso eles não têm personalidade, não têm alma. Você precisa ter um negócio que faz aquilo que acredita mesmo que desagrade uma ou outra pessoa. Porque as pessoas que concordam com você vão ser os fãs que defendem e promovem sua marca.
3. Tenha aliados
Você não vai vencer essa batalha sozinho. Você precisa de pessoas que estão lutando junto com você e que acreditam que essa é uma luta digna de ser lutada. Por isso, você precisa trazer profissionais que, além de competentes, concordam com sua visão e estão dispostos a ir para batalha junto com você, custe o que custar.
4. Experiência
Hoje nós vivemos na era da experiência. As pessoas não querem mais comprar produtos ou serviços. Enquanto você tentar falar que seu produto ou serviço é melhor que os demais, você sempre vai estar sendo comparado aos concorrentes. O que você precisa criar e pensar é como seu negócio proporciona experiências em todos os pontos de contato, experiências únicas em todos os pontos de contato com o cliente. Quem oferece a maior experiência vence o jogo.
5. Valores
Tenha muito claro o que você acredita e o que você não acredita, o que você apoia e o que você não apoia. Viva cada dia e tome cada atitude levando em consideração os valores que toda a sua empresa acredita. Se alguém não gostar durante o processo não se desculpe. Entenda que pessoas têm pontos de vista diferentes, mas nunca se desculpe por quem você é.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional