Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
LGPD ainda é desafio para MPEs
Os principais desafios são os custos relacionados aos projetos de adaptação
A Lei Geral de Proteção de Dados é uma realidade que já está batendo à porta das empresas brasileiras e o prazo para se adequar vai se encerrar em agosto de 2020. Há alguns anos, desde que o assunto ganhou corpo nos EUA e Europa, algumas companhias nacionais se adiantaram e começaram a se preparar. Mas a grande maioria ainda está longe do ideal, principalmente quando tratamos de médias e pequenas empresas.
“Não são poucas as empresas que já estão em conformidade com a lei. O mercado de empresas com perfil corporate e enterprise já trabalha com o assunto na sua agenda de negócios desde a GDPR, que é a norma europeia equivalente para proteção de dados e privacidade. Por outro lado, ainda há um número expressivo de empresas, principalmente MPEs, que ainda sequer abordam o assunto - mesmo trabalhando com dados diariamente”, ressalta Felipe Barreto Veiga, sócio-fundador do BVA Advogados e advogado especializado em Direito Digital e Novas Tecnologias.
“Há também as empresas que estão se adaptando por exigência mercadológica e não simplesmente regulatória. São empresas que buscam se adaptar à LGPD por exigência de clientes e parceiros”, complementa.
Por que a lentidão?
De acordo com Felipe, os principais motivos para essa procrastinação são os custos relacionados aos projetos de adaptação, sejam eles técnicos, jurídicos ou de pessoal. “Como muitas vezes tais projetos acabam alcançando uma complexidade mais alta, a depender da atividade e da organização da empresa, em alguns casos os custos acompanham esse aumento da complexidade”, ressalta o advogado.
“O adiamento do prazo conseguiria de fato resolver as dificuldades enfrentadas atualmente pelas empresas desde que elas utilizem essa nova janela para se adaptarem. Para muitas empresas, o prazo de agosto de 2020 já não é suficiente para alcançarem 100% de conformidade”, acrescenta Felipe.
“O mercado está acompanhando de perto o desenvolvimento desse PL, porém ainda é cedo para avaliar se ele de fato entrará em vigor. Há sim uma fundamentação válida feita no PL, que é dar mais prazo para adaptação, porém existem outros interesses sociais e econômicos que norteiam a LGPD, que poderão influenciar na decisão do legislador”, conclui.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional