A Portaria nº 579/2025, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2025, traz alterações importantes à Portaria RFB nº 568/2025
Área do Cliente
Notícia
10 motivos que os brasileiros consideram ao abrir uma conta digital
Os valores das taxas dos bancos digitais, principal chamariz das fintechs para atrair novos clientes, deixaram de ser o motivo principal que faria o brasileiro trocar o banco tradicional pelo digital. É o que revela uma pesquisa realizada pela Cantarino Brasileiro, consultoria especializada em marketing e relacionamento para o setor financeiro, com mais de 1000 consumidores.
Os valores das taxas dos bancos digitais, principal chamariz das fintechs para atrair novos clientes, deixaram de ser o motivo principal que faria o brasileiro trocar o banco tradicional pelo digital. É o que revela uma pesquisa realizada pela Cantarino Brasileiro, consultoria especializada em marketing e relacionamento para o setor financeiro, com mais de 1000 consumidores.
Os valores das taxas como principal atrativo do banco digital foram apontadas por 28% dos respondentes do estudo. No ano passado, o percentual era bem maior, de 46%.
Hoje, o consumidor considera como principais motivos para fazer essa migração não ter que ir até uma agência, indicado por 32% dos entrevistados, e ter acesso ao banco 24 horas por dia (29%). Os brasileiros consideram ainda agilidade (25%), não ter que pegar filas (23%), segurança (21%), conforto (19%), inovações tecnológicas (16%) e fácil abertura de conta (14%).
O estudo também analisou a disposição das pessoas em abrir uma conta digital. Apenas 20% disseram que estão totalmente dispostos a fazer isso. No ano passado, o percentual era de 28%.
Cida Vasconcelos, responsável pelo estudo, explica que apesar das tarifas dos bancos digitais serem mais atrativas do que os bancos tradicionais, o tipo de serviço oferecido pelo banco digital ou não encaixa no perfil do consumidor ou ele já consegue ter tarifas competitivas por anos de relacionamento com o banco digital.
Perfil dos clientes de bancos digitais
O estudo também analisou o perfil dos clientes dos bancos digitais. A maioria (54%) é homem de até 28 anos (48%) e mora (60%) na região Sudeste do país. Entre as classes sociais, considerando a classificação pelo IBGE, 55% é da classe B, 29% da C e 16% da A.
Notícias Técnicas
Municípios que concentram mais de 70% da população já caminham para o padrão nacional
Nova versão do MDF terá vigência a partir de 2026 e reúne relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal
A Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) substituirá a antiga declaração em papel. Entenda os detalhes
Os contribuintes do Imposto sobre Serviços estabelecidos em Curitiba passarão a emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica exclusivamente por meio do Emissor Nacional, sistema da Receita Federal.
Notícias Empresariais
No mundo do trabalho, a forma de se vestir vai além de estilo pessoal
A ansiedade cresce porque tudo parece acontecer ao mesmo tempo. E nada parece suficiente. É fácil confundir pressa com progresso
A norma ISO/IEC 27001:2022 já exige a consideração das mudanças climáticas na gestão de riscos. Saiba como se preparar
Tensões geopolíticas e previsão de corte de juros do Fed impulsionam cotação
Informalidade recua, mas número de trabalhadores nessa situação ainda cresce
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional