Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
O que uma apresentação visualmente rica pode fazer pela sua empresa
A comunicação visual, como o próprio nome já sugere, é a transmissão de uma mensagem através de elementos visuais. Para as empresas, um dos mais importantes caminhos para levar o negócio ao sucesso é exatamente o de comunicá-lo da maneira correta.
A comunicação visual, como o próprio nome já sugere, é a transmissão de uma mensagem através de elementos visuais. Para as empresas, um dos mais importantes caminhos para levar o negócio ao sucesso é exatamente o de comunicá-lo da maneira correta.
Para isso, transmitir uma informação textual acompanhada de elementos visuais torna-se mais atrativo e tem um maior poder de informar e persuadir as pessoas, sendo mais eficaz do que apenas o uso da escrita, uma vez que as informações visuais atingem o receptor instantaneamente, diferente das informações textuais que precisam ser lidas e interpretadas.
Dependendo da situação, é possível até dispensar o uso de um texto descritivo ou de uma legenda, como é o caso das sinalizações de trânsito que se utilizam de semáforos, faixas pintadas no asfalto, além de placas apenas com setas ou pictogramas.
“Uma apresentação visualmente rica tem o poder de comunicar melhor, aumentar o engajamento, hierarquizar as informações, conectar ideias e conceitos, proporcionar associação de conhecimentos e aumentar em até seis vezes o entendimento e a assimilação. Hoje em dia, uma das principais barreiras é tempo disponível, e a linguagem visual faz a diferença em conseguir explicar as informações de forma rápida e fácil de ser assimilada”, afirma Renato Gangoni, CEO da Visual Insight Studio.
Pesquisa
O processo de visualização da informação é uma ferramenta poderosa nos dias de hoje. Pesquisas científicas, como Chandler and Sweller (1992), Voguel (1986), e Oppenheim et al. (1981) apontam para a seguinte conclusão: as pessoas acham mais fácil e efetivo a comunicação que combina imagens e textos.
Quando aplicada à linguagem visual em uma apresentação empresarial é possível obter:
– Poder de convencimento 43% maior
– Respostas corretas aumentadas em 42%
– Respostas mais rápidas em 13%
– Consenso entre grupos 36% maior
– Reuniões 28% mais rápidas
Imagina o tempo economizado em reuniões quando aumentamos o consenso entre grupo em 36% e 28% em reuniões?
Comunicação Visual Empresarial
A comunicação visual de uma empresa é muito ampla, visto que pode envolver praticamente tudo o que entra em contato visual com os clientes, e não apenas uma apresentação, como: itens de sinalização interna e externa (mapas, letras-caixa, placas, totens, etc.); itens de papelaria (cartão de visitas, papel timbrado, envelopes, pastas, etc.); uniformes de funcionários e veículos plotados; materiais de divulgação impressa (flyers, folders, catálogos, etc.); impressão digital em banners e faixas; mobiliário urbano, outdoors, painéis, etc.; adesivos decorativos e promocionais para paredes ou vitrines; embalagens, rótulos e etiquetas de produtos; sites institucionais, hotsites, blogs, lojas virtuais, landing pages; e-mails marketing e assinaturas de e-mails; postagens e imagens de capa e perfil para redes sociais; materiais digitais (infográficos, e-books, etc.); livros, revistas, jornais, manuais, relatórios, etc.
Na visão de Renato Gangoni, definitivamente a linguagem visual tem um papel crucial. “O fato é que, em um mercado cada vez mais concorrido, comunicar-se visualmente é estabelecer relações de qualidade. Podendo ser o ponto principal de diferenciação em relação a concorrência”.
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional