A Tax Accounting, patrocinadora da APET, lançou uma ferramenta gratuita para simular os efeitos da Tributação Mínima do IRPF prevista nos arts. 16-A e 16-B do PL 1.087/2025
Área do Cliente
Notícia
O jeito disney de encantar pequenas empresas do food service
Em suma, a premissa dos parques da empresa é sempre entregar mais do que as pessoas buscam
Muitas pessoas já ouviram falar do jeito Disney de encantar clientes. Se este não é seu caso, saiba que se trata de uma das maiores referências em gestão de negócios do mundo. Para citar brevemente a razão pela qual Walt Disney é considerado um grande empreendedor, vale mencionar alguns passos e procedimentos que foram adotados desde quando inaugurou, em 1955, a Disneylândia, um dos principais parques temáticos dos Estados Unidos.
Toda esta dinâmica tem um propósito: ir além da expectativa dos clientes. Por isso, existe entre os colaboradores do parque a cultura do cuidado com os detalhes – o que significa surpreender positivamente os “convidados”.
Eles também são treinados para proporcionar experiências memoráveis com o público, e isso significa que cada contato deve ser uma relação de troca. Em suma, a premissa dos parques Disney é sempre entregar mais do que as pessoas buscam.
Esta receita de sucesso tem sido seguida por muitas empresas e em diversos cantos do mundo. É, inclusive, utilizada em workshops e treinamentos de pessoas. A boa notícia é que qualquer companhia, de qualquer setor ou porte, pode rastrear os passos de Disney. Para isso, basta ter como o propósito a satisfação total do cliente.
Mas vamos ao que interessa: como aplicar o jeito Disney de Encantar no mercado food service? Se você tem um bar, restaurante, padaria ou qualquer negócio de alimentação fora do lar, saiba que é perfeitamente possível proporcionar aos seus clientes uma experiência inesquecível bem maior do que simplesmente se alimentar.
Além das regras tradicionais de mercado que garantem vida longa a um estabelecimento – foco no atendimento ao cliente, ser especialista em algo, manter a equipe engajada, ter um produto chamariz, usar a tecnologia em favor do negócio etc –, é preciso ir em busca de algo que surpreenda e que ainda não foi oferecido por nenhum concorrente.
Há dois anos, mais ou menos, me chamou a atenção a estratégia de um pub, localizado no ABC paulista. Seu proprietário, um canadense que morava havia seis anos no Brasil, tomou a seguinte resolução: toda a comunicação entre os atendentes e os clientes seria feita em inglês. Welcome tomou o lugar do seja bem-vindo, beer em vez de cerveja e thank you substituiu o obrigado(a).
O objetivo desta iniciativa – inédita na região – foi criar um lugar ideal não apenas para consumir uma bebida, mas para praticar o idioma. O empresário havia percebido que quem estuda a língua inglesa não tinha um local apropriado fora da sala de aula. A iniciativa do empreendedor chamou a atenção da imprensa e logo passou a fazer parte do noticiário positivo, o que, provavelmente, serviu como uma propaganda eficiente do seu estabelecimento.
A receita que ele seguiu foi simples: observou além da necessidade comum dos seus clientes e ofereceu o “algo a mais” que tantas vezes citei neste texto.
Uma projeção feita pela assessoria global Duff&Phelps diz que o mercado brasileiro de food service crescerá 20% até o próximo ano e quem deverá puxar esta alta são os millennials – pessoas nascidas entre 1980 e 2000.
Já é bastante disseminado o fato de que esta geração busca o diferente, a inovação e a conectividade. São pessoas ávidas por soluções rápidas e eficientes. Portanto, o caminho das pedras para quem deseja aplicar o jeito Disney de Encantar em seu negócio de food service começa na observação das preferências deste público.
Há outros focos, cenários e estudos. O importante é estar atento às tendências, discussões e, principalmente, ao comportamento do cliente.
Notícias Técnicas
A RF, por meio da Solução de Consulta COSIT nº 231, esclareceu que importadoras e revendedoras não podem apurar créditos básicos da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre despesas com seguros de armazenagem
Empresas precisam destacar IBS e CBS nas notas fiscais a partir de 2026 e empresários e contadores têm menos de 40 dias para estarem prontos
Da revisão manual à análise contínua: o futuro da auditoria contábil já chegou
Estratégia permite usar precatórios para abater débitos tributários com deságio, ampliando economia e segurança fiscal
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional