Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
5 Atitudes dos chefes que tornam o ambiente de trabalho tóxico e difícil de suportar
Sem perceber, muitos chefes estimulam a competição interna, promovem injustiça e abrem espaço para as maledicências
Um ambiente de trabalho tóxico é nocivo para as pessoas e prejudicial para os negócios. Com alto nível de estresse, carga elevada de negatividade e muita competição, empresas tóxicas arruínam a saúde dos colaboradores, perdem produtividade e veem o cumprimento das metas cada dia mais distante.
Empreendedores líderes mais empáticos e antenados já perceberam a importância de promover um clima saudável, mas nem todos têm noção de que alguns de seus comportamentos diários contribuem para a contaminação da atmosfera. A Inc. descreveu cinco regras que os chefes devem seguir para manter o entrosamento e o desempenho de suas equipes elevados.
1 – Não restrinja opiniões
Acontece com frequência. Nas reuniões, enquanto você fala, todos permanecem calados ou movem a cabeça em concordância, mas quando saem da sala reúnem-se em pequenos grupos para expressar as opiniões e tecer as críticas que silenciaram antes. Se você ouve pouca ou nenhuma resposta desfavorável das pessoas com quem trabalha, pode ser sinal de que há algo errado. Talvez você esteja inibindo seus colaboradores, sendo intolerante com as discordâncias ou condenando-os quando expõem seus pontos de vista. Quando a equipe não se sente confortável para falar abertamente, você não terá condições de tomar as melhores decisões.
2 – Seja criterioso nas promoções
Analise o histórico de promoções na empresa para verificar se os profissionais que galgaram posição têm um estilo comum e se são, na maioria, pessoas parecidas com você. O recomendável é ter um critério para as promoções (qualificação e merecimento são sempre os melhores critérios) e ficar atento para não se desviar dessa norma e ser parcial durante o processo. Sempre que alguém é promovido, os colegas questionam mentalmente se a promoção foi merecida. É melhor que a resposta a que cheguem seja sim. Caso contrário, a prática pode contribuir para criar um clima tóxico.
3 – Não puna quem se arriscou
É comum que líderes abordem a importância de assumir riscos com seus subordinados, mas punam a pessoa que ousou e falhou na hora que os resultados não chegam. O que fazer? Estabeleça as regras sobre a tomada de decisão e a gestão de riscos. Comece definindo o que é um risco saudável, quem deve aprová-lo e o que acontece se a ação for malsucedida. Se todos conhecem as regras ficam mais seguros.
4 – Controle bem as reuniões
É preciso abrir espaço para a participação, mas só para as opiniões e ideias relevantes. Em outras palavras, aquelas pessoas que falam apenas para marcar presença devem ser desencorajadas prontamente, sob o risco de que seu comportamento vire padrão na empresa e derrube a eficiência das reuniões.
5 – Limite as autopromoções
O líder deve perceber rapidamente quando seus liderados exageram nas autopromoções para não ver aumentar a competição interna e o ambiente de trabalho ser contaminado. A melhor estratégia para desestimular esse comportamento é adiantar-se e elogiar prontamente quem merece ser elogiado e ser criterioso nas críticas a quem merece ser criticado.
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional