Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
Saiba como cortar gastos modificando o layout do escritório
Economia com a área alugada reflete em menos gastos com a manutenção, além de ajudar a evitar demissões; confira cinco dicas para economizar
Em tempos de dificuldade financeira, muitas empresas procuram fazer o corte de gastos. Uma das maneiras de diminuir custos é por meio da readequação do espaço físico, que permite repensar o escritório em um ambiente reduzido sem comprometer a qualidade da operação.
De acordo com Eduardo Ventura, diretor de operação da Aqcez, a economia com a área alugada reflete também em menos gastos com a manutenção, além de ajudar a evitar demissões. No último ano, a empresa teve um aumento de 40% do seu faturamento devido à demanda em projetos relacionados à readequação física de empresas. "O que vemos é que essa opção tem sido muito considerada pelo mercado", diz. Para detalhar as vantagens desta medida, Ventura descreveu cinco recursos para realizar a mudança do escritório . Confira:
1) Salas de reunião
Hoje em dia, as empresas que visam o corte de gastos optam por diminuir os locais dedicados às reuniões, procurando torná-los mais compactos. Além de abrir espaço para outras atividades e permitir a transferência de funcionários de outras áreas, essa medida ajuda a dar mais agilidade aos encontros.
2) Open space
Um conceito que vem ganhando relevância nas empresas é o open space, caracterizado como um espaço aberto compartilhado por todos, sem salas individuais – incluindo os executivos de alto escalão. "Há pesquisas que indicam, inclusive, ganhos de produtividade com o open space, contribuindo para superar o cenário de crise", avalia o diretor de operações da Aqcez.
3) Móveis
Ao invés de optar por móveis grandes, a melhor escolha é passar adotar opções modulares e de tamanho reduzido. Assim, uma bancada larga com espaço inutilizado dá lugar a várias mesas de trabalho mais estreitas. Não há perda de conforto para a equipe e é possível desocupar salas e até andares que se tornam desnecessários. "Dessa forma, um de nossos clientes reduziu o espaço que ocupava de cinco para três andares de um prédio comercial", conta Ventura.
4) Sem posições fixas
Pensar em acomodar funcionários que se dividem em vários andares dentro de um único espaço pode causar a sensação de que eles ficarão mal instalados e desconfortáveis, mas isso não é necessariamente uma afirmação verdadeira. "Além de um projeto arquitetônico que contemple a funcionalidade do novo espaço, práticas como adotar mesas livres, em que a equipe se senta em locais diferentes a cada dia, ajudam a dar dinamismo à rotina de trabalho”, resume Ventura.
5) Novo endereço
Esta é a decisão que deve ser tomada em último caso. Em algumas situações, a mudança de escritório pode ser a escolha mais vantajosa. O momento é bom para isso: o setor imobiliário corporativo tem atingido taxas recordes de vacância e o preço do m² despencou. O especialista cita o exemplo de um cliente que ocupa espaços espalhados por seis prédios e decidiu concentrar toda a operação em um único novo endereço. "Serão investidos R$ 30 milhões nessa mudança. Mas, em 10 anos, a economia com aluguel e manutenção vai atingir o dobro disso", conta.
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional