Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
Não poupe por poupar
O título deste artigo traz consigo uma mensagem óbvia, mas de extrema importância: poupar por poupar não tem lógica, devemos ter um objetivo por trás disso!
Em minhas últimas consultorias, tenho me deparado com um perfil peculiar de clientes: são pessoas bastante organizadas financeiramente, extremamente disciplinadas quando o assunto é poupança, mas que não possuem objetivos claros para a utilização do dinheiro. Em outras palavras, pessoas que economizam boa parte do que ganham, mas que não sabem que destino darão para esse dinheiro poupado no futuro.
Ninguém é obrigado a nada: nem a poupar, muito menos a ter um objetivo claro para o dinheiro poupado! Entretanto, se pararmos para pensar, veremos que o dinheiro em si não passa de um pedaço de papel. O que tem valor para nós são os benefícios que esse dinheiro pode nos trazer.
Roupas bonitas, restaurantes luxuosos, carros importados, viagens e por aí vai! Essas e muitas outras coisas são fruto do nosso desejo de ter uma vida melhor e é esse desejo que nos faz poupar. Isso que nos leva a abrir mão de gastar o dinheiro no presente para ter mais dinheiro para gastar no futuro e, dessa maneira, atingir nossas metas financeiras.
Quando poupamos por poupar, podemos até estar tomando uma decisão financeiramente correta, mas por não termos objetivos para aquele dinheiro, a não ser acumular mais e mais, uma hora iremos cansar de continuar poupando. Nessa hora, toda aquela disciplina será deixada de lado e, como num passe de mágica, alguém que passou a vida inteira sendo uma pessoa econômica, passa a gastar tudo que tinha economizado e mais um pouco.
Se você ainda não iniciou sua poupança, comece para ontem! É ela que vai te proporcionar uma vida tranquila no futuro. Se você já começou, defina o quanto antes o destino daquele dinheiro, pois são esses objetivos que te motivarão a continuar poupando ao longo do tempo.
Caso você esteja perdido e não saiba por onde começar, sugiro que divida seus objetivos em três: curto, médio e longo prazo. Assim, o dinheiro que você está poupando e investindo servirá para que você atinja seus objetivos maiores no futuro, mas te ajudará também a atingir aqueles objetivos menores daqui a alguns meses.
Dinheiro é imprescindível na vida de todos nós, mas ele precisa estar ao nosso serviço e não o contrário. A melhor forma de fazer isso? Tendo metas claras que sirvam de estímulo para que possamos utilizar os recursos acumulados para tornar nossa vida mais prazerosa.
Infelizmente, uma parcela substancial da população ainda não conseguiu despertar para a importância que um planejamento financeiro tem para nossa vida, mas se você já construiu o seu e iniciou sua poupança, nunca perca de vista os seus objetivos, afinal, foi por causa deles que você começou a poupar, lembra?
Juntar dinheiro é ótimo e torna-se ainda melhor quando temos um destino claro para aquele capital que estamos acumulando.
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional