Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
Estudo traça perfil da geração Z, os nascidos nos anos 90
Eles gostam de promover atividades voluntárias, realizar atividades extracurriculares e ter algum tipo de domínio do idioma inglês ou espanhol.
Eles gostam de promover atividades voluntárias, realizar atividades extracurriculares e ter algum tipo de domínio do idioma inglês ou espanhol. É o que revela levantamento realizado pela Page Talent (unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees) sobre a geração Z (nascidos a partir da década de 90).
“Os jovens hoje procuram ir além do que o universo acadêmico oferece. Essa procura constante por novidades e pelo conhecimento mostra um perfil diferente dessa geração em relação às outras. Eles são mais independentes, empreendedores, curiosos e participativos. São características deles. Querem fazer parte do processo de transformação do mundo e não serem apenas parte do todo”, analisa Manoela Costa, gerente-executiva da Page Talent.
A Page Talent consultou jovens de 17 a 26 anos entre junho e setembro deste ano, contando com a participação de 3864 respondentes em todo o País. A maioria da amostra é composta pelo sexo feminino (53%) e por estudantes/ graduados dos cursos de Biológicas (6,1%), Humanas (40,5%) e Exatas (51,1%).
O levantamento mostra que 64% dos participantes faz ou já fez trabalho voluntário. Outro dado que comprova o ativismo dessa geração é o engajamento com trabalhos fora do ambiente escolar: 60% informaram que realizam atividades extracurriculares.
“Essa participação constante dessa geração é algo que ajuda, e muito, nos processos de seleção. São indicadores que pesam na hora da escolha de um candidato. Mostra que a pessoa com essas características gosta de desafios e não se limita a uma única atividade ou função”, explica a executiva.
Idiomas e outros cursos no radar da geração Z
Outro ponto de destaque no estudo refere-se à proficiência de uma segunda língua. A pesquisa mostra que nove em cada dez jovens tem algum tipo de domínio do idioma inglês: básico (21%), intermediário (24%), avançado (29%) e fluente (19%).
A língua espanhola é outra que aparece com bastante relevância no levantamento. Da base consultada, 44% disseram ter o domínio básico do idioma. Para 16%, o conhecimento é intermediário. Consideraram-se avançados em espanhol 5% e, para 3%, fluentes.
“Essa geração já nasceu conectada e com muito mais acesso à informação. É natural dela ler, ouvir e interagir em outro idioma. Esse contato mais frequente com outra língua vai construindo uma identidade com esse jovem e ajudando ativamente no processo de educação”, conta Manoela.
A graduação passa longe de ser a única formação acadêmica pretendida pelos jovens. De acordo com o levantamento, 41% pretendem cursar pós-graduação. Para 23%, frequentar um curso de MBA é o objetivo. Mestrado e cursos de especialização são desejos de 13%. Outra graduação foi a resposta de 8% e apenas 1% não pretende continuar estudando.
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional