Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
5 coisas que chefes eficientes fazem
O primeiro passo para ser um bom chefe é reconhecer que você não é perfeito e estar pronto para corrigir seus próprios erros
Por trás de uma boa equipe há sempre um bom comandante. E não necessariamente esse líder precisa ser sempre o centro das atenções.
Muito pelo contrário, aliás. A função primordial de um bom chefe é coordenar, supervisionar, delegar funções e fazer com que tudo funcione bem.
Mas, venhamos e convenhamos, nem sempre é assim na prática. E o primeiro passo para ser um bom chefe é reconhecer que você não é perfeito e estar pronto para corrigir seus próprios erros.
Quer saber cinco coisas que chefes altamente eficientes fazem? Vamos lá:
1 - Não tenta ser multitarefa
Abraçar o mundo só porque você é chefe não é uma atitude correta nem produtiva. Querendo fazer tudo, você acabará não fazendo nada direito. É tão simples quanto isso. Lembre-se, o fato de ser chefe não te dá superpoderes. Você continua sendo apenas uma pessoa. Não banque o super-herói tentando ser multitarefa. Não vai funcionar.
2 - Delega funções
Bom, você já sabe que ser multitarefa é um erro. Mas qual é a alternativa? Delegar. Se você é chefe, tem uma equipe, correto? Então não seja tímido, use-a. Um bom comandante passa tarefas a seus subordinados, delegando responsabilidades e tornando todos da equipe parte do resultado final do trabalho.
3 - Comunica-se com clareza
Uma coisa é certa: ninguém gosta de trabalhar com um chefe que diz uma coisa de manhã e outra diferente à tarde. Isso gera insegurança e descontentamento dentro de uma equipe de profissionais. Por isso uma das principais habilidades de um chefe eficiente é a comunicação. Deixe cristalinamente claro o que você quer de seus funcionários. Por escrito, se for o caso.
4 - Estabelece cronogramas
Para obter os resultados esperados, estabelecer cronogramas claros é fundamental. Mais que comunicar, é importante envolver o time no processo de decisão para que todos se comprometam com o cumprimento dos prazos.
5 - Planeja
Não se engane, planejar é fundamental. E como chefe, isso é trabalho seu. Requer pensamento estratégico e dimensão do que está acontecendo e do que está por vir pela frente.
Onde estamos? Para onde vamos? Como vamos? São essas três perguntas que você precisa ser capaz de responder. Além disso, planejar com antecedência faz com que todos da equipe saibam os próximos passos. De quebra, deixa você com espaço para lidar com eventuais imprevistos, já que você não vai precisar improvisar com o que era previsível.
E então, pronto para entrar para o time de chefes eficientes?
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional