Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
A comunicação faz a diferença do líder
Como a prática de uma boa comunicação pode impactar nos resultados positivos à gestão de pessoas
Todos nós já tivemos ou conhecemos pessoas que não foram bem sucedidas como líderes de equipes, por não conseguirem se comunicar com eficácia.
“A comunicação, para os agrupamentos humanos, é tão importante quanto o sistema nervoso para o corpo”. (PIMENTA, 2009, p.9)
A prática da boa comunicação é fundamental para o sucesso de um gestor. É através dela que ele poderá obter os resultados esperados pela sua equipe dentro da organização.
Muitas empresas falham por não conseguirem alinhar a comunicação entre líder e liderado, e acabam por perder tempo, recursos, bons colaboradores, e isso impacta diretamente o lucro da organização.
Entretanto, a empresa não pode esperar de seus gestores uma comunicação assertiva desenvolvida por eles próprios. É necessário treiná-los e desenvolvê-los para que possam praticar com suas equipes.
Porém, essa postura precisa partir da direção da empresa, de forma que todos “falem a mesma linguagem”, e consigam percorrer o mesmo trajeto rumo aos bons resultados.
A seguir, seguem algumas dicas para que você desenvolva uma comunicação eficaz no ambiente da sua equipe, e obtenha os resultados esperados pela empresa.
- Passe e repasse a visão
Liderados sempre se esquecem! É necessário que você, como líder, gestor, supervisor ou gerente esteja sempre relembrando seu time acerca da visão da empresa, aonde ela quer chegar, o que se espera de cada um, quais os objetivos específicos das tarefas ou mudanças. Nunca se canse de falar novamente sobre isso com seus colaboradores.
- Ensine da forma correta
Cada pessoa possui um canal de aprendizagem mais forte; alguns aprendem melhor ouvindo, outros aprendem melhor observando, outros tem mais facilidade em aprender fazendo. O líder precisa ensinar levando em conta esses canais. Portanto, ensine explicando, demonstrando e fazendo.
- Dê o feedback
Liderados precisam ser avaliados. Todos nós esperamos ouvir nossos acertos e nossos pontos a melhorar e desenvolver. Observe seu liderado, avalie as tarefas e converse com ele individualmente sobre seu desenvolvimento, de forma respeitosa e motivadora. Utilize a técnica PNP – Positivo, Negativo, Positivo.
- Aprenda a ouvir mais
Muitos líderes perdem informações importantes, tomam decisões ruins e chegam a conclusões equivocadas por não entenderem que também precisam ouvir. Muitas vezes, ouvir é melhor do que falar. “As pessoas ouvem frequentemente a crítica ‘ele fala demais’, mas por acaso alguém já foi criticado por ‘escutar demais’?” diz Norman Augustine.
- Seja objetivo
A objetividade facilita a comunicação. Fale com clareza, e esclareça a tarefa. Mas cuidado para não confundir objetividade com resumo. Explique com clareza.
- Pratique a Empatia
Colocar-se no lugar do seu colaborador pode ajudá-lo à comunicar-se de forma a entender que o funcionário possui emoções e necessidades diferentes daquilo que você possui. Dessa forma, o líder tem mais chances de entender qual será a melhor forma de comunicação a ser usada naquele momento.
O papel do líder é fazer com que as informações sejam disseminadas para que a organização obtenha os resultados esperados. Isso tem a ver com o relacionamento líder x liderado.
Comece a praticar uma boa comunicação e faça a diferença no seu ambiente de trabalho.
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional