Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
Na batalha do PDV, quem ganha são os talentos
A definição da área pode até ser básica: trata-se da ponte entre marketing e vendas
O trade marketing nasceu na Europa e nos Estados Unidos na década de 80. No Brasil, a atividade existe há cerca de uma década, sendo muito mais estruturada nas empresas multinacionais de grande porte do setor de bens de consumo, que importaram essas práticas de suas matrizes e possuem seus departamentos consolidados. Elas são maduras e pioneiras na área. Isso não significa, entretanto, que as nacionais não tenham entendido a importância estratégica de investir em ações no PDV (ponto de venda), apenas caminham mais lentamente no processo de evolução.
A definição da área pode até ser básica: trata-se da ponte entre marketing e vendas. Seu papel, porém, não é nada simples. Pelo contrário, torna-se cada dia mais complexo nas empresas, que têm de traduzir seus objetivos em estratégias comerciais para marcas por categoria, canal, região e cliente, e ainda conhecer a indústria, o varejo e o consumidor.
Como o varejo evolui constantemente, a matéria prima de tudo isso é informação. É impossível desenvolver ações promocionais personalizadas sem conhecer bem o público-alvo. Surge então um dos grandes desafios do segmento: encontrar pessoal qualificado, que saiba vender, promover e comunicar os atributos de um produto, que entenda mais que os hábitos de consumo, mas também as necessidades dos consumidores, e consiga enxergar oportunidades de negócios em cada canal de distribuição.
Se no ponto de venda a batalha é pela atenção do consumidor, no mercado de trabalho é pelos talentos que reúnam o maior número de atributos dentre os citados acima. Temos no País algumas poucas empresas que se tornaram o sonho de consumo dos profissionais que querem atuar especificamente com trade marketing. A dança das cadeiras entre elas é frequente. As contratações e movimentações internas agitam o mercado.
Só nos últimos 18 meses, selecionamos dezenas de profissionais para essa área. Dentre os perfis, estavam posições de Trade Categoria, Trade Canal, Trade G.C. (Gerenciamento de Categoria) e Trade Merchandising.
Dentre as empresas, uma se destaca. A operação brasileira é a segunda maior do mundo e por isso ela quer os melhores profissionais, para ter as melhores ideias e a melhor execução no ponto de venda, ainda que o cenário econômico não seja animador. E claramente optou por qualificar ela mesma a sua mão de obra, oferecendo as chances de crescimento na carreira. Sem contar o fato de ter ótima reputação, excelentes benefícios, flexibilidade de horário e de dar bastante autonomia para seus funcionários (de todos os níveis hierárquicos).
Ainda que existam no mercado muitos profissionais de qualidade, conversamos com mais de 700 candidatos para chegar aos melhores talentos. A maioria é bem formada academicamente, em escolas e faculdades de primeira linha, e fala inglês, embora não seja requisito mandatório, apenas desejável.
O que nos chamou a atenção nos escolhidos foi o alto nível de energia, a capacidade de realizar múltiplas tarefas e de fazer além do escopo de atividades. Eles também têm alta disponibilidade para a companhia, embora preocupados com o equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida, possuem o desejo de crescer rápido e preocupam-se com a projeção da carreira. Por exigência do cliente, são profissionais que devem ter ao mesmo tempo boa capacidade de organização, de estratégia e de execução.
Embora essas competências sejam regra nas multinacionais, não encontramos a mesma realidade nas empresas brasileiras, onde a área de trade marketing é mais recente, não é tão grande e estruturada e os processos ainda não estão tão maduros; o que exige um perfil profissional bem diferente.
O que pode parecer uma desvantagem estratégica, porém, deve ser vista pelos talentos, sobretudo aqueles em início de carreira, como oportunidade de crescimento: a própria existência da área já mostra que a empresa entende sua importância. Nesse sentido, importa mais a direção do que a velocidade.
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional