Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
TCO: conheça ou perca vantagem competitiva
O conceito de TCO foi popularizado pelo Gartner Group em 1987 e amplamente adotado para avaliações de custos e decisões de investimento em TI
Quando decide comprar um carro, o que você leva em conta? Em termos financeiros, além do preço do carro, outros pontos são avaliados: o consumo de combustível, o custo do seguro e da manutenção, o valor da revenda e até o tamanho da garagem. Além disso, você projeta um período de utilização do carro até trocar por um novo. Esta análise chama-se custo total de propriedade, o tal TCO na sigla em inglês. O TCO é uma estimativa financeira de todos os custos diretos e indiretos associados a aquisição de um bem, considerando todo o seu ciclo de vida.
O conceito de TCO foi popularizado pelo Gartner Group em 1987 e amplamente adotado para avaliações de custos e decisões de investimento em TI. Entre eles, podemos citar o investimento feito em hardware e software, e os custos envolvidos indiretamente, que podem representar até 60% dos custos totais: serviços de instalação/implantação, treinamento, manutenção, suporte técnico, atualizações, espaço dos equipamentos, suprimentos, períodos de indisponibilidade ( downtime ), prevenção para perdas e paradas e até perda de receita / lucro por indisponibilidade.
Recentemente, novas soluções, tecnologias e situações vêm mudando o cenário da última análise de TCO. Entre elas podemos citar o Open Source, a Cloud Computing e o SaaS (Software as a Service). O Open Source refere-se ao software sem licença de uso, ao qual uma comunidade de desenvolvedores agrega melhorias, que tem custo inicial de licenciamento zero, mas pode impactar inversamente o TCO quando se avalia custos profissionais e tempo de desenvolvimento. Já a Cloud Computing surgiu como uma efetiva solução para corporações de todos os tamanhos, de pequenas a grandes, seja pela drástica redução de custo no acesso via internet e de armazenamento de dados, seja pelo aumento da confiabilidade das conexões em rede que suportam a internet. Em comum, Open Source e Cloud Computing proporcionam às organizações significativo impacto na análise de TCO.
Derivada da Cloud Computing, a modalidade SaaS é a que merece maior destaque. Isso porque além de englobar todos os custos indiretos, relacionados a entrega/ disponibilização da tecnologia, ela também elimina despesas ocultas, tais quais energia elétrica, climatização, espaço físico, custos de capital, depreciação, entre tantos outros, uma vez que os provedores passam a cuidar de componentes que antes eram custeados internamente, ainda que não tenhamos visibilidade total sobre eles.
Em recente pesquisa feita pelo Gartner, 270 profissionais de TI e gestão de negócios de várias indústrias dos EUA, Europa e Ásia-Pacífico, que estavam diretamente envolvidos na implementação/suporte ou em decisões de planejamento/orçamento relacionadas à compra de soluções de aplicativos empresarias, citaram a redução de TCO entre as três principais razões para a adoção da modalidade SaaS.
De acordo com estimativas da consultoria IDC, a entrega via SaaS vai superar significativamente a de software tradicional, crescendo quase cinco vezes mais rápido do que o mercado de software como um todo. Ainda segundo a IDC, as vendas de software como serviço chegarão a US$ 370 milhões já no próximo ano.
Os dados evidenciam um cenário em que as empresas, especialmente os departamentos de TI, sofrem cada vez mais pressão para reduzir custos, sem abrir mão de qualidade. Neste sentido, organizações precisam avaliar o TCO para tomar a correta decisão em adquirir, evoluir ou aposentar um aplicativo, levando em conta o que existe de novo no mercado.
Se a análise mostrar que o TCO do seu aplicativo ficou mais caro do que outras soluções utilizadas por seus concorrentes, sua organização pode estar perdendo vantagem competitiva. Logo, companhias constantemente atentas às mudanças que impactam seu TCO e que adotam novas tecnologias se mantêm competitivas. Pense nisso!
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional