Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
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Consumidor está mais cauteloso, revela pesquisa
Na série histórica, esse foi o menor percentual em um segundo trimestre desde 2004
Mais da metade (53,2%) dos paulistanos entrevistados para a pesquisa trimestral de sondagem na intenção de compra do Provar (Programa de Administração do Varejo), da fia (Fundação Instituto de Administração), manifestaram o desejo de adquirir bens duráveis no período de abril a junho deste ano.
Esse universo é superior ao apurado no primeiro trimestre (49,6%), mas indica uma queda de 6 pontos percentuais em comparação a igual período do ano passado (59,2%).
Na série histórica iniciada em 1999, esse foi o menor percentual em um segundo trimestre desde 2004, quando 45,1% dos consumidores consultados na cidade de São Paulo tinham declarado a intenção de compra.
A enquete é feita com 500 consumidores que informam tanto o valor que acreditam que devam gastar quanto o tipo de produto desejam adquirir nos seguintes setores: eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, cine e foto, móveis, telefonia e celulares, material de construção, linha branca, vestuário e calçados, automóveis e motos, imóveis, eletroportáteis e viagens e turismo. Também é perguntado sobre a utilização de crédito.
O segmento mais apontado foi o de vestuário e calçados (21%), seguido pelo de telefonia e celulares (11,8%) e viagens e turismo (10,6%). Em quarta colocação está o setor de eletroeletrônicos (9%), que inclui os televisores — um bem de consumo que sempre tem maior atratividade em ano de eventos como o da Copa do Mundo.
Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar/Fia, o resultado é “preocupante”: além da Copa do Mundo, o segundo trimestre tem datas expressivas para o comércio como o Dia das Mães e Dia dos Namorados.
A intenção de compras por meio da internet também revela maior cautela passou de 88,3%, no primeiro trimestre para 85,3%, porém excede o total encontrado no mesmo período de 2013 (76,5%).
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