Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
Internacionalização dos pequenos negócios
Pesquisa do Sebrae Minas aponta motivações e barreiras que influenciam a exportação de produtos e serviços mineiros
Estados Unidos, Argentina e China são os principais países que as micro, pequenas e médias empresas mineiras exportam. Das empresas no estado que vendem produtos e serviços para outros países, 51% são micro e pequenas, porém elas representam 0,8% do valor total exportado. As barreiras e as motivações que impulsionam os pequenos negócios a exportarem são apontadas pela pesquisa do Sebrae Minas sobre a Internacionalização dos Negócios.
De acordo com a pesquisa, feita com 245 empresários mineiros, as principais dificuldades internas encontradas pelas empresas para exportar são: custo alto em transporte e serviços (63%), dificuldade em oferecer crédito aos clientes (48%) e problema em exercer um controle efetivo sobre os intermediários (46%). Já as barreiras externas destacadas foram: variação na taxa de câmbio (66%), concorrência externa (63%) e os tramites para exportar (58%).
Por outro lado, os empresários informaram as principais motivações para exportarem, entre elas, a demanda internacional frequente por seu produto e serviço (47%), expansão do negócio (41%) e a diversificação do mercado (29%).
O estudo mostrou que a maioria dos entrevistados exporta quatro vezes ao ano. A pesquisa também apontou que a exportação tem um peso relevante para as micro, pequenas e médias empresas que exportam, já que para 43% das empresas o mercado externorepresenta de 1% e 25% do faturamento ou 29,5% das vendas anuais.
Em relação a gestão do negócio, o estudo destacou aspectos que favorecem e vão na contra mão da exportação. Entre os pontos fortes das empresas estão o foco na oferta de novas linhas de produtos e serviços e a utilização de estratégias competitivas. Já a tendência de favorecimento de projetos de baixo risco com rendimento certo, a postura cautelosa diante das incertezas e a propensão para desenvolver projetos de baixo risco são aspectos que desfavorecem a exportação.
Expectativas
Para os próximos cinco anos, as metas das empresas exportadoras envolvem: expansão dos negócios por meio de novos investimentos, atendimento a novos mercados e aumento da participação no mercado interno.
Perfil exportador
A pesquisa também avaliou o perfil do empresário e da empresa que exporta. De acordo com o estudo, 68% dos entrevistados são homens, em média com 41 anos e em sua maioria (80%) possuem graduação ou pós graduação completa. Além disso, a participação de familiares na gestão do negócio é expressiva (55,5%) e 41% têm mais de 20 anos de mercado.
http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?ctg=56&id=10997
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional