O parecer do senador Eduardo Braga para o 2º projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 108 de 2024) trouxe algumas mudanças sobre a aplicação de multas e penalidades
Área do Cliente
Notícia
Retenção de talentos
Difícil de compreender, o salário é bom, inúmeros benefícios, trabalho com horário determinado, equipe saudável e cooperativa... O que falta?
Uma das problemáticas comuns em departamentos jurídicos e escritórios é a chamada retenção de talentos.
Quanto mais auxilio clientes em entrevistas percebo que está sendo cada vez mais difícil reter os talentos, por alguns motivos bem diretos e divido apenas 5 (lista exemplificativa e não exaustiva sobre o tema):
1. Está difícil encontrar talentos, embora muitos se achem talentos
Currículo lindo, apresentação impecável, discurso maravilhoso. Parece perfeito para o cargo, até o primeiro mês. Depois, todo encanto se foi, motivação idem.
Difícil de compreender, o salário é bom, inúmeros benefícios, trabalho com horário determinado, equipe saudável e cooperativa... O que falta?
Para algumas pessoas, falta motivação, para outras falta visão.
Ser um talento é ter e criar diferenciais. É buscar caminhos não percorridos e assumir riscos. Ser um talento é uma constante (pode ter altos e baixos) de mudança e crescimento.
Só que infelizmente, muitos pensam que o talento está na formação (para mim formação é commodity), outros pensam que nas experiências anteriores (só valem se aplicadas na prática para evolução) e pensam que como já são talentos (esquecem que somos eternos aprendizes) querem ganhar como mestres do ofício que desenvolvem.
Ah! Quanta humildade e instruções a aprender antes da batida de meia noite de cada dia...
2. Muitos querem emprego e não um trabalho
Emprego fixo, bom salário, benefícios. Parece que isto é o sonho de muitos. E a contrapartida, ninguém pensa?
Ninguém pensa em ralar, criar, crescer, estudar, aprender, desenvolver a si e a equipe, enfim, estar em sintonia ao mercado para ganhar em contrapartida um bom salário?
Será que esta visão de coitadinho, trabalhou 10 anos na empresa e foi demitido ainda persiste por si só no coletivo social? Será que nestes 10 anos de empresa o coitadinho fez diferença? Trabalhou de maneira a ser alguém dentro da empresa ou as 18h em ponto estava saindo para curtir a cachaça no bar da esquina?
Existem demissões injustas, existem pessoas que realmente deram o melhor e não são reconhecidas, mas temos que lidar com isto como exceção. A regra vale tanto para o empregador como para o empregado: Está descontente: Pede pra sair!
Busque seus sonhos, vá atrás de uma empresa que valorize o seu potencial, mas por favor, deixe de ser coitadinho.
Coitadinho de mim que tenho que ouvir pessoas pedindo emprego, enquanto quero ofertar um trabalho sério para ser desenvolvido e remunerado.
3. Reter não significa prender ou escravizar como alguns pensam
Ninguém é obrigado a ficar onde não quer. Está na Constituição Federal inclusive. Não está satisfeito, mude de emprego. Não sabe fazer outra coisa, antes de mudar de emprego, estude, busque qualificação.
A empresa deve ofertar planos adequados e necessários ao desenvolvimento do funcionário. Ele, funcionário, deve estar alinhado a estes planos ou buscar outras oportunidades. É a lei natural de mercado e funciona muito bem.
Esqueça o famoso: Coitadinho dele, ficou na empresa e ninguém reconhece o seu valor. Se ele reconhece o valor que tem, encontrará noutro lugar o seu lugar. Se não reconhece o próprio valor, não e coitadinho dele. É falta de visão ou burrice dele.
4. A mudança é natural. Ficar imóvel não é opção
Quem nunca muda, será demitido.
Quem nunca cria, será demitido.
Quem nunca faz nada diferente, será demitido.
Gosta do que faz e acha que faz bem? Ótimo, mude constantemente e busque a evolução para se manter no mercado.
Acha que como está, está bom? Cuidado. Rotina é sinal de demissão.
O único lugar onde o como está fica é bom é na brincadeira de criança... Brincar de estátua no trabalho é brincar com o recursos humanos...
5. Cultura é necessário e essencial para manutenção da relação
Se a empresa que você trabalha tem regras que você não concorda, mude de empresa.
Toda mudança da empresa passa pela cultura da mesma e isso é essencial ao negócio em si.
Quer fazer parte da empresa? Seja ela no seu todo. Caso contrário, tem inúmeras outras empresas aguardando o seu talento.
Enfim,
Quer reter talentos?
Primeiro identifique se é uma máscara ou um talento real e depois dê condições ao talento de evoluir.
Você é um talento? Valorize-se e busque o seu espaço. Tenha humildade, óbvio, mas não deixe de pensar, mudar e ser criativo. O mercado sempre tem espaço para isto.
Notícias Técnicas
A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, observando-se integralmente o princípio constitucional de anterioridade, seguindo as regras estabelecidas pelo artigo 150, inciso III.
Entenda os impactos e como se preparar para o novo cenário até 2032
Por lei, quem não se adaptar deve pagar tributos mesmo no período de teste, mas o maior risco é operacional
Implicações do novo sistema de recolhimento para o fluxo de caixa e a infraestrutura tecnológica
Notícias Empresariais
Levantamento do Sebrae mostra que o país criou 412 mil novos empreendimentos no mês; setor de Serviços lidera
Ao lidar com falhas de forma madura, profissionais mostram resiliência, inteligência emocional e disposição para evoluir
Uma das Comissões da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que eleva o limite de faturamento do MEI para R$ 150 mil ao ano
Houve salto de mais de 1.000% nas contratações em julho, com 6.099 novos contratos firmados
Estimativa aponta que impacto seria de 138 mil empregos perdidos, mas será mitigado pelo pacote de socorro do governo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional