O Pré-Comitê Gestor divulgou, nesta terça-feira (18), mais três notas com orientações para as secretárias de Fazenda dos estados e municípios sobre os impactos administrativos da reforma tributária
Área do Cliente
Notícia
Como conquistar clientes difíceis
Não existem clientes, chatos, existem indivíduos com características específicas
Uma pesquisa realizada recentemente pela Oracle, a Global Insights on Succeding in the Customer Experience Area, apontou que as empresas latino americanas podem perder 20% da receita devido a clientes que passaram por más experiências. Este resultado ratifica o quanto é importante oferecer um bom atendimento, afinal, o sucesso de toda empresa que vende serviços ou produtos depende da satisfação de seus consumidores. Entre as más experiências de uma compra, podemos destacar a possível falta de habilidade que os vendedores destas empresas tenham para lidar com os chamados clientes difíceis, resultando em um atendimento deficiente e uma péssima impressão para os compradores.
A questão é que as pessoas possuem perfis diferentes. No universo das vendas, por exemplo, não podemos dizer que existem clientes chatos, o ideal é conseguir perceber que alguns indivíduos possuem características específicas, alguns são negociadores natos, outros são exigentes, curiosos ou indecisos. Por isso, para o profissional de vendas, é muito importante possuir habilidades que permitam identificar as necessidades de cada um.
Todo cliente torna-se difícil quando o vendedor foca no que o cliente não precisa fugindo da solução para as reais necessidades dos clientes.
O vendedor profissional deve apostar em uma comunicação assertiva, isso é, conhecer o mercado e argumentar de maneira concreta, capaz de mostrar ao cliente a importância do negócio em questão. É necessário inspirar confiança, ser agradável e ter empatia, para entender o que o cliente quer. São estes detalhes que fazem toda a diferença na relação entre cliente e vendedor.
Saiba investigar, perceber o que o cliente precisa, utilizando perguntas e conversando amigavelmente, é o primeiro passo para um bom negócio. Ajude na tomada de decisões e na consolidação de sonhos dos compradores, venda mais que serviços ou produtos, ofereça a solução de problemas ou necessidades.
Para os clientes mais difíceis, o vendedor precisar ser mais habilidoso, utilizar um pouco mais de sensibilidade e paciência, com atenção para não perder um possível comprador. Porém, é preciso analisar a situação e decidir se vale a pena investir em determinados consumidores. Em certos momentos o cliente pode dar sinais de que não terá condições de concretizar a negociação, por isso, cuidado com a insistência excessiva. Afinal, pode haver outros bons clientes, apenas aguardando o atendimento de bons vendedores.
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