Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
Quais fatores realmente influenciam uma negociação?
Na hora de negociar, é importante e até mesmo estratégico considerar todos os fatores de influência
Com ofertas crescentes de produtos e serviços em mercados globalizados – além de clientes mais dinâmicos – o cenário competitivo exige do negociador um perfil cada vez mais versátil e inovador. Isso de fato tem aprimorado novas tendências para a estratégia de negociação, que, na maioria das vezes, antevê o fechamento de um bom negócio para ambas as partes.
Na hora de negociar, é importante e até mesmo estratégico considerar todos os fatores de influência, estando preparado para se antecipar aos eventuais questionamentos que podem surgir inesperadamente nas conversações.
Avaliar detalhadamente o contexto em que a negociação está inserida e quais serão os possíveis desdobramentos, deve ser um dos primeiros passos. Afinal, o ambiente externo pode influenciar o andamento econômico, de posicionamento, de público-alvo e até de modelo de negócios de uma empresa. Quando considerado em uma negociação, o contexto pode ser estrategicamente utilizado como argumento.
A organização, outro fator importante, ajuda a manter informações, dados, argumentos, estatísticas, valores e números como fortes aliados durante o processo negocial. Ela auxilia na visão sistêmica do negócio, no que diz respeito a metas e negociação de diferenciação competitiva, como prazos e valores, por exemplo.
É preciso estar atento, também, às características do negócio de seu cliente e mostrar a ele, de forma clara o organizada, quais serão os ganhos reais com a aquisição do produto ou serviço. O cliente precisa se sentir à vontade e seguro, como se estivesse em seu restaurante preferido, onde o garçom já conhece seu drink e prato favorito. Esse, aliás, é um dos principais diferenciais entre um restaurante e outro. Ser servido com assertividade garante agilidade e satisfação. Esse é um fator importante e que muda os padrões comerciais da atualidade, quebrando paradigmas e estabelecendo uma nova geração de valor agregado em seu negócio: as tão citadas e atuais relações interpessoais.
Durante qualquer negociação, manter o foco no cliente garante um bom relacionamento entre as partes e induz a um maior comprometimento dos atores envolvidos, valorizando e estreitando a confiança. Trata-se de uma tática que pode abrir caminhos em caso de negociações mais difíceis do ponto de vista estratégico.
A postura do negociador, seu posicionamento e as táticas negociais adotadas são fundamentais e decisivas durante o processo de negociação, uma vez que ele será o condutor. É importante buscar equilíbrio e se concentrar em seu posicionamento. Ter papéis claros e estabelecidos, organização, visão sistêmica, tática e comprometimento, demonstra confiabilidade no envolvimento e facilita ganhos e concessões nos momentos corretos.
O novo cenário das negociações nos tirou do comodismo. Agora é necessário entendermos qual é o caminho que tira o nosso cliente da insatisfação, da mesmice, da busca autodidata por soluções que muitas vezes não são apresentadas a ele, pelo simples fato de não estarmos atentos aos pilares que influenciam uma negociação bem sucedida e com potencial fidelizador.
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional