O Pré-Comitê Gestor divulgou, nesta terça-feira (18), mais três notas com orientações para as secretárias de Fazenda dos estados e municípios sobre os impactos administrativos da reforma tributária
Área do Cliente
Notícia
Atenção: Crescer pode ser perigoso
O sonho de todo empresário é ver seu negocio crescer.
Crescer exige muito planejamento estratégico. A começar por analisar se existe um real potencial de mercado para preencher a capacidade a ser gerada com os investimentos futuros. O ideal é que esse crescimento seja puxado pela demanda e não o contrário. Essa constatação pode ser feita através de uma pesquisa de mercado e de vendas não realizadas por falta de capacidade produtiva.
Outro fator importante a ser levado em conta é o aumento dos custos que pode comprometer os lucros das operações. Inchar a empresa pode gerar capacidade ociosa tanto na produção como na maquina administrativa. É nessa conta que muitos casos de empresas que iam bem conheceram a bancarrotas. Deve-se ter em conta que o importante não é vender muito, mas vender com lucratividade.
Perder o foco é outro erro comum nas estratégias equivocadas de crescimento. Muitas vezes o pequeno especializou-se em um nicho especifico atingindo uma qualidade percebida pelo seu cliente como característica preterida ao concorrente. Na sua nova estratégia de crescimento, costuma-se incorporar produtos e serviços antes não realizados, e por vezes perde-se o foco no produto/serviço principal, caindo de qualidade e perdendo clientes. Quando se percebe o erro, pode ser tarde demais. Conquistar um cliente é fácil, perdê-lo é mais fácil ainda. Recuperar um cliente perdido é trabalho dobrado.
Há de se ter consciência que ao crescer a empresa ira despertar atenção de uma concorrência ate então acomodada. Em certos mercados existe uma divisão imaginaria territorial de propriedade do consumidor. À medida que a empresa cresce ela invade o território de outra que certamente se utilizara de estratégias de defesa e ataque. Nestes casos a empresa deve estar preparada para esse tipo de reação da concorrência. Muitas empresas grandes quando ameaçadas utilizam-se da guerra de preços sabendo que tem capital suficiente para bancar a queda na margem de lucros e que a menor não aguentara muito tempo a queda nas vendas.
Por fim, mais vale a estratégia de vender pouco com lucro e qualidade. Especializar-se e atender com excelência o cliente é essencial. Toda estratégia de crescimento deve preservar esses dois fatores: lucro e qualidade.
Notícias Técnicas
Publicada a versão 3.2.1 do Guia Prático da EFD ICMS IPI
Foi publicada, na última semana, no Portal da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a versão 1.31 da Nota Técnica nº 2025.002
O CARF decidiu, por voto de qualidade, manter a cobrança de IRPJ e CSLL sobre uma operação de permuta de ações por imóveis, ocorrida entre empresas ligadas a um mesmo grupo econômico
A Receita Federal esclareceu, através da COSIT nº 229 o momento do fato gerador do Imposto sobre Operações Financeiras
Notícias Empresariais
O sucesso da inovação engloba uma série de cuidados indispensáveis para essa prosperidade à longo prazo
A evolução das carreiras exige aprendizado contínuo, propósito, adaptação e protagonismo para crescer em um mercado marcado por mudança, tecnologia e novas formas de trabalho
Especialista lista ações práticas para quem busca controle financeiro e metas para 2026
Entenda como a IA está transformando o papel do desenvolvedor e a gestão de projetos
Entenda os passos para criar um plano que garanta competitividade e equilíbrio interno
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional