Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Área do Cliente
Notícia
25% dos empresários tomam crédito para o negócio como pessoa física
As cooperativas de crédito são formadas por uma sociedades de pessoas, sem fins lucrativos e fiscalizadas pelo BC.
Um quarto dos 846 mil empresários que usam cooperativas de crédito no país contratam empréstimos como pessoa física, mas utilizam os recursos obtidos nos financiamentos para as empresas.
São, em sua maioria, microempreendedores e empreendedores individuais que buscam juros menores, menos burocracia e muitas vezes têm dificuldade de separar a contabilidade pessoal dos negócios da empresa.
As cooperativas de crédito são formadas por uma sociedades de pessoas, sem fins lucrativos e fiscalizadas pelo BC. Cobram juros mensais que variam de 1% a 6%.
Os dados constam de uma pesquisa com 235 das 495 cooperativas de crédito existentes no país, feita pelo Sebrae em parceria com a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e o BC. Serão apresentados hoje durante o 9º Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito.
Segundo técnicos do setor, é necessário reforçar a educação financeira na busca do crédito para evitar que os empresários corram riscos ao contrair empréstimos como pessoa física e usá-los como pessoa jurídica.
EXPOR O PATRIMÔNIO
Um dos riscos é, por exemplo, colocar o patrimônio pessoal como garantia do empréstimo para a empresa.
Seis em cada dez empresas que fecham as portas perdem recursos e parte dos empreendedores não consegue recuperar o investimento, segundo dados do Sebrae SP.
"É preciso facilitar ainda mais o acesso ao crédito, um dos maiores obstáculos ao crescimento dos pequenos negócios no país. As cooperativas pesquisadas atendem em média 7.638 cooperados. Dois terços deles são micro e pequenas empresas, empreendedores individuais, produtores rurais e profissionais liberais", diz Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do
Sebrae nacional.
Em sua opinião, obter empréstimo como pessoa física e usá-lo como pessoa jurídica abre uma discussão sobre a necessidade de criar produtos e serviços mais adequados a pequenas empresas.
O empresário Walter Wolmeister, sócio de uma empresa de terraplanagem do sul do país, diz que os juros na cooperativa de crédito em que participa são, em média, 20% a 30% menores do que os do mercado, razão que o leva a participar da Sicredi Pioneira RS, a primeira cooperativa de crédito do Brasil.
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional