Novo cronograma de implantação garante mais tempo para adequações no CNPJ
Área do Cliente
Notícia
MPEs e o gerenciamento de estoque
Como diz o ditado 'mercadoria parada é dinheiro parado'. Consultor elenca algumas dicas que podem ajudar os empresários a sanarem os problemas com esta importante questão
Independente do nicho de atuação, muitas micro e pequenas empresas, que não possuem um software para gerenciar o estoque, acabam "perdendo dinheiro" por estocarem o produto mais tempo que o recomendado. Para o empreendedor, o correto gerenciamento desta questão pode fazer a diferença entre o lucro e o prejuízo no balanço final.
Além da quantidade de produto estocado, o tempo negociado com o fornecedor para quitar aquela dívida também precisa ser levado em conta. “Se o empresário possui um prazo maior para pagar aquele produto, consequentemente, também terá um tempo mais apropriado para conseguir vendê-lo”, lembra Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios.
Levantamento de dados é o primeiro passo
Ter um levantamento exato do que há no estoque é o primeiro passo para sanar possíveis problemas. Contar com a data que o produto foi adquirido (seja uma revista, eletrodoméstico, itens de papelaria ou qualquer outro) também é uma ótima alternativa para avaliar se o produto está há muito tempo armazenado (e trazendo prejuízo ou não). “Estoque encalhado é o mesmo que dinheiro parado”, destaca Batista.
Consignações podem ser alternativas para "fazer caixa"?
Negociar com fornecedores possíveis consignações de novos produtos para mudança de linha também é uma alternativa para os empreendedores. “Muitas vezes, as empresas conseguem fechar acordos que permitem renovar a linha sem investimentos a curto prazo. Tudo depende da negociação com o fornecedor”, explica o consultor.
Queimar estoque vale a pena?
Avaliar caso a caso. Essa é a resposta correta para a questão acima. Se o empreendedor possui um giro muito grande, em alguns casos, essa possibilidade pode ter um peso maior. Entretanto, “perder dinheiro para se desfazer do produto, salvo raríssimas exceções, pode custar caro para micro e pequenas empresas”, conclui Batista.
Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias. A empresa possui em sua carteira de clientes atendidos - empresas, empreendedores, franquias e franqueados de variados segmentos –, entre eles: Sunbelt Business Brokers, Probiótica, Devassa, Seven Idiomas, Station Car, BNI Brasil, Tok Jóias, Elefante Verde, Cactus Mexican Food, Empório Dom João, Mousse Cake Café, Planeta Imaginário, dentre outras – www.fransystems.com.br – Gigliotti é também mestre em administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP Laureate, Belas Artes e BI.
Notícias Técnicas
Lei foi sancionada pelo Presidente da República e passa a valer a partir de 2026
Com o avanço da fiscalização da Receita Federal, escritórios contábeis reforçam auditorias internas e rotinas preventivas para evitar autuações e proteger seus clientes
Alteração do CNAE preponderante pode reduzir a alíquota do RAT, mas exige embasamento técnico e atualização cadastral para evitar autuações fiscais
Nova regra inclui Bolsa Família, INSS e outros programas sociais; medida busca coibir fraudes, reduzir deslocamentos e facilitar o acesso digital
Notícias Empresariais
Empresas que priorizam saúde emocional, escuta ativa e liderança empática constroem uma base sólida para crescer de forma sustentável
Tecnologia e governança digital se tornam aliadas estratégicas para o RH no engajamento, na colaboração e na gestão de equipes distribuídas
Estudo aponta traços de personalidade que aumentam a vulnerabilidade ao burnout e reforça o papel estratégico do RH na prevenção. Saiba como agir
No Dia do Autocuidado, Serasa Experian destaca programas de bem-estar físico e emocional que reforçam o papel estratégico do RH em saúde corporativa. Confira as iniciativas que estão gerando valor real
Especialista defende que RH precisa abandonar o papel operacional e assumir o protagonismo nas decisões de negócio
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional