O processo de demissão ou rompimento de contrato de trabalho gera uma série de alterações nos direitos e deveres da relação empregador/colaborador
Área do Cliente
Notícia
A Estratégia Começa Pelos CEOs
O artigo é um resumo do primeiro capítulo do livro "Marketing de Resultado" de Malcom McDonald
O prof. Malcom McDonald em seu livro “Marketing de resultado” aborda no primeiro capítulo o quanto grandes empresas com altos índices de rentabilidade podem sucumbir à falência por terem visões míopes de mercado que as levem a mascarar resultados no intuito de tornar suas empresas lucrativas para os investidores e para o mercado. Desta forma, acabam as tornando extremamente ineficientes e muitos CEOs são capazes de levar as empresas à morte em prol dos bônus altíssimos que ganham por conseguirem “bons resultados”.
Boa parte deste antagonismo, se deve ao fato de que falta a muitas empresas visão estratégica e de longo prazo, que substituam o excesso de metas por metas necessárias e estratégicas e que não sejam implementadas apenas para cumprir o orçamento, mas que estejam baseadas nas perspectivas mercadológicas e na visão de longo prazo e estratégica das empresas. Por exemplo, ao invés de simplesmente estabelecer a meta de vendas de uma empresa para o próximo ano de acordo com as informações internas e o histórico de vendas, o mais pertinente seria fazer uma análise de qual a previsão de mercado para os próximos anos e em que posição se quer estar no mercado (líder, seguidora, etc) e desta forma fazer a projeção de vendas.
McDonald ainda é mais audacioso ao colocar que um orçamento é uma das últimas coisas a serem feitas, que inicialmente é necessário elaborar um planejamento estratégico (de três a cinco anos) com uma boa análise do ambiente externo, “a identificação antecipada das forças que ali emanam e o desenvolvimento de respostas estratégicas apropriadas”, que envolva todos os níveis gerenciais. Após todos concordarem (gerentes) é possível montar um plano operacional de marketing para o período de um ano e daí sim fazer as previsões e orçamentos, ou seja, o orçamento será a última etapa.
Por fim, o autor coloca que é necessário que as empresas estejam em pelo menos dois de quatro quadrantes previstos na matriz de estratégia e tática, ou seja, se uma empresa tiver uma estratégia eficaz e for eficiente, conseguirá o sucesso, se tiver uma estratégia eficaz e for ineficiente, estará sobrevivendo, as demais opções a levarão a morte, ou mais lenta ou mais rápida, ou seja, a estratégia é crucial e é importante que todos na empresa a almejem, a começar pelos CEOs.
Notícias Técnicas
Janeiro é um mês muito importante para o meio empresarial. Afinal, algumas decisões fundamentais tomadas neste mês valerão para o resto do ano
A Política Nacional de Linguagem Simples estabelece padrões para que todos os órgãos públicos comuniquem informações de forma objetiva, acessível e centrada nas pessoas
Falta de padronização, transparência e integração compromete a política fiscal
Medidas modernizam o programa, ampliam a concorrência entre operadoras e fortalecem o acesso à alimentação para milhões de trabalhadores
Notícias Empresariais
Como a gestão de pessoas impulsiona produtividade, retenção de talentos e crescimento sustentável nas pequenas e médias empresas
O normal para quem busca capital é ampliar os pontos fortes e minimizar os problemas, mas o contrário pode ajudar também
Na COP30, realizada em Belém, a discussão sobre clima ganhou uma inflexão definitiva: a natureza passa a ocupar o centro das decisões corporativas
Após dias de forte oscilação e incertezas globais, o índice acompanhou o sentimento mais cauteloso dos mercados internacionais
Veja como preservar a segurança financeira e operacional durante o período de maior movimento no varejo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional