O processo de demissão ou rompimento de contrato de trabalho gera uma série de alterações nos direitos e deveres da relação empregador/colaborador
Área do Cliente
Notícia
Falando de gestão: cliente fidelizado ou escravizado?
Você já se sentiu fiel a alguma empresa?
Você já se sentiu fiel a alguma empresa? Você já comprou algum serviço e obteve "descontos" altamente atrativos por que aderiu a um plano de "fidelização"?
Sinceramente, embora alguns trabalhos científicos estudem e apresentem uma estruturação sistematizada para a compreensão da "fidelidade" do cliente, não acredito em cliente fiel.
Você, leitor, é fiel a alguma marca, produto, empresa?
Acredito que haja algum tipo de fidelidade quando o assunto é time de futebol, cantor predileto, amor de pai ou de mãe para o filho, e algumas poucos outros temas. Fidelidade em casamento? Em religião?
E que dirá a marca ou empresa?
Expressões como:
"numa economia cada vez mais competitiva, torna-se cada vez mais importante ser capaz de fidelizar os seus clientes, ...
"se o senhor comprar no plano de fidelização, leva o aparelho grátis, mas se não fizer, terá que pagar ....."
"vamos fazer um plano para fidelizar nossos clientes ....."
nos levam a descreditar, cada vez mais, das estratégias para fidelização de clientes por parte de algumas empresas.
Isto mesmo, pois quando você é "convidado" a fazer um plano de 24 meses para assegurar um benefício, você não está sendo fidelizado, mas sim escravizado, sem direito a carta de alforria.
Estudos científicos apresentam a ideia de fidelidade relativa, em função de localização (sou fiel por que nesta região o produto X é mais adequado), acessibilidade (sou fiel por que nesta região não tem outra marca), período de tempo (sou fiel por que nesta época do ano, o produto Y não me causa mal estar), etc.
Assim, dá para aceitar a ideia de fidelidade relativa, mas cliente plenamente fiel, por favor, não!
Por isto mesmo, é preferível falar em preferencia do cliente, quando o cliente, em função da qualidade dos serviços ou produtos que oferecemos, prefere continuar comprando de nossa empresa.
Outra alternativa é falar de retenção de cliente (não é detenção!). Isto é alcançado quando, em função de um bom nível de qualidade de serviços ou produtos, a empresa consegue "reter" o cliente, de modo que este continue comprando ou recebendo os serviços.
Tome cuidado, como cliente ou como fornecedor, em fazer uso adequado de estratégias para fazer seu cliente continua sendo seu cliente, e não seu escravo!
Notícias Técnicas
Janeiro é um mês muito importante para o meio empresarial. Afinal, algumas decisões fundamentais tomadas neste mês valerão para o resto do ano
A Política Nacional de Linguagem Simples estabelece padrões para que todos os órgãos públicos comuniquem informações de forma objetiva, acessível e centrada nas pessoas
Falta de padronização, transparência e integração compromete a política fiscal
Medidas modernizam o programa, ampliam a concorrência entre operadoras e fortalecem o acesso à alimentação para milhões de trabalhadores
Notícias Empresariais
Como a gestão de pessoas impulsiona produtividade, retenção de talentos e crescimento sustentável nas pequenas e médias empresas
O normal para quem busca capital é ampliar os pontos fortes e minimizar os problemas, mas o contrário pode ajudar também
Na COP30, realizada em Belém, a discussão sobre clima ganhou uma inflexão definitiva: a natureza passa a ocupar o centro das decisões corporativas
Após dias de forte oscilação e incertezas globais, o índice acompanhou o sentimento mais cauteloso dos mercados internacionais
Veja como preservar a segurança financeira e operacional durante o período de maior movimento no varejo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional