O processo de demissão ou rompimento de contrato de trabalho gera uma série de alterações nos direitos e deveres da relação empregador/colaborador
Área do Cliente
Notícia
Ponto comercial: o grande desafio para as franquias
Mesmo com a inauguração prevista de 29 shoppingcenters no país, empreendedores interessados em entrar no mundo do franchising sofrem para localizar lugar estratégico
Com o mercado aquecido em diversos nichos da economia é natural que problemas para localizar pontos comerciais estratégicos se tornem rotina. Entretanto, quando o assunto é expandir e conquistar mercado também é comum que alternativas sejam criadas pelas franqueadoras para crescerem junto ao mercado. O crescimento constante do franchising no Brasil aliado às construções de diversos shopping centers em variadas regiões do país, permite às redes de franquias um amplo mercado para atuar, e, consequentemente, atrair mais franqueados para suas marcas. Entretanto, mesmo com essa nova fatia a ser preenchida, possíveis franqueados ainda sofrem para localizar o lugar ideal.
Segundo dados da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) mais 29 shoppings deverão ser inaugurados até o final do ano, somando-se aos 397 já existentes. Obtendo uma média mensal de 329 milhões de visitantes, os shopping centers brasileiros alcançaram a marca de R$ 87 bilhões em faturamento no último ano. Além disso, segundo estimativas da ABF (Associação Brasileira de Franchising) o número de lojas independentes (não franqueadas) representam apenas 30% do total nos centros varejistas.
Para Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias, “o surgimento de shopping centers aquece o mercado e, com certeza, é fator determinante para o crescimento das franquias. Porém, é válido ressaltar que a demanda insatisfeita (que ainda busca um ponto comercial estratégico e ideal) ainda é enorme. Esse problema, hoje, pode ser considerado um dos maiores entraves para o crescimento de diversas redes do franchising”.
Buscando driblar esse impasse, as redes de franquias procuram ampliar sua área de atuação oferecendo aos futuros franqueados algumas alternativas que, com um bom planejamento, são consideradas lucrativas. Gigliotti explica que “mesmo com o crescimento dos shopping centers, muitas redes procuram encontrar mais alternativas para seus negócios. A concorrência acirrada e os investimentos cada vez mais altos despertam outros nichos de mercado. Na verdade, até mesmo na densa cidade de São Paulo ainda existem lacunas claras de nichos inexplorados e consumidores sem opção de atendimento. Outro indício é o fato de que algumas franqueadoras têm optado por investir em lojas de rua de cidades interioranas, onde está o grande filão das cidades médias, aquelas com população de 100 a 500 mil habitantes”.
Em 1970, segundo Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Sudeste possuía 44 cidades médias, hoje são 118. Outras regiões também tiveram crescimento significante. O Sul que tinha 14 cidades médias, hoje tem 43. Enquanto as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste passaram de 2, 16 e 4, respectivamente, para 18, 44 e 10.
Saiba mais: Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias. A empresa possui em sua carteira de clientes empresas, empreendedores, franquias e franqueados de variados segmentos, entre eles: Agility, IPESSP, Sal e Brasa, Sunbelt Business Brokers, Nobel, Devassa, Pizza Hut, Pra Que Marido, Seven Idiomas e Station Car entre outras – www.fransystems.com.br - É também mestre em administração e professor dos cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi e Ibmec/Veris.
Notícias Técnicas
Janeiro é um mês muito importante para o meio empresarial. Afinal, algumas decisões fundamentais tomadas neste mês valerão para o resto do ano
A Política Nacional de Linguagem Simples estabelece padrões para que todos os órgãos públicos comuniquem informações de forma objetiva, acessível e centrada nas pessoas
Falta de padronização, transparência e integração compromete a política fiscal
Medidas modernizam o programa, ampliam a concorrência entre operadoras e fortalecem o acesso à alimentação para milhões de trabalhadores
Notícias Empresariais
Como a gestão de pessoas impulsiona produtividade, retenção de talentos e crescimento sustentável nas pequenas e médias empresas
O normal para quem busca capital é ampliar os pontos fortes e minimizar os problemas, mas o contrário pode ajudar também
Na COP30, realizada em Belém, a discussão sobre clima ganhou uma inflexão definitiva: a natureza passa a ocupar o centro das decisões corporativas
Após dias de forte oscilação e incertezas globais, o índice acompanhou o sentimento mais cauteloso dos mercados internacionais
Veja como preservar a segurança financeira e operacional durante o período de maior movimento no varejo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional