IN também alinha regra aplicável às empresas do Simples Nacional
Área do Cliente
Notícia
Apesar de baixo risco, micro e pequenas têm maior chance de dar calote, diz Serasa
Indústria é único setor que teve melhora no crédito, mas serviços oferecem menor risco
A possibilidade de as empresas brasileiras, que tomaram dinheiro emprestado, deixar de honrar os compromissos financeiros é baixo e está no mesmo nível desde outubro do ano passado, segundo pesquisa da Serasa Experian, que leva em conta os dados do segundo trimestre de 2011, divulgada nesta quinta-feira (21). Mesmo assim, as micro e pequenas corporações continuam mais suscetíveis à inadimplência em relação às empresas de maior porte.
O indicador da qualidade de crédito das empresas marcou 95,7 pontos entre abril e junho deste ano – mesmo nível o último trimestre de 2010. O índice vai de zero a cem e quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência.
Os efeitos do crescimento econômico sobre o risco de crédito das empresas está sendo neutralizado pelas elevações da taxa básica de juros (Selic), de acordo com os economistas da Serasa.
Entre as grandes empresas, houve leve melhora na qualidade do crédito, enquanto, nas médias, o indicador ficou estável na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2011.
As micro e pequenas empresas possuem o menor nível no ranking de qualidade de crédito, embora o indicador esteja em alta desde o quarto trimestre de 2009 e esteja no maior nível da série histórica, iniciada em 2007.
De acordo com a Serasa, a baixa possibilidade de inadimplência das micro e pequenas empresas nos últimos meses se deve ao foco desse tipo de firma no mercado doméstico, em expansão, e a baixa dependência ao cenário internacional, ainda bastante instável em boa parte do ano passado.
Análise por setor
A Serasa informou, por meio da pesquisa, que a qualidade no crédito só melhorou entre as empresas industriais durante o segundo trimestre de 2011.
Já nos setores do comércio e de serviços os indicadores de qualidade de crédito mantiveram-se estáveis.
A entidade destaca que o setor de serviços, comparativamente aos demais setores, ainda continua na liderança com o menor risco de crédito empresarial.
Notícias Técnicas
Foi sancionada a Lei 15.257/25, que revoga leis antigas da Previdência Social. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13)
Publicação de outubro de 2025 remove capítulos do envio síncrono, consolida APIs REST e reforça requisitos técnicos, segurança e boas práticas para integração com a EFD-Reinf
Nova nota técnica atualiza os leiautes da NF-e e da NFC-e para atender às regras da Reforma Tributária de Consumo
Pesquisa foi realizada com a participação de 1.390 executivos de oito setores. Confira também outros destaques de Legislação
Notícias Empresariais
O que empresas inovadoras mostram é que produtividade não está apenas no fazer. Está no pensar, no priorizar e no proteger energia mental para aquilo que realmente importa
No acumulado do ano, o indicador registrou deflação de 0,80%, e, em 12 meses, teve alta de 0,34%; resultado veio em linha com expectativas
Ferramentas de IA podem ajudar as PMEs contra as fraudes?
As novas regras do PAT redefinem taxas, interoperabilidade e competitividade, ampliando o poder de escolha do trabalhador e trazendo mais segurança para empresas, RH e comércio
O valor equivale a cerca de 2,9% do PIB
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional