IN também alinha regra aplicável às empresas do Simples Nacional
Área do Cliente
Notícia
Como você lida com situações inusitadas?
No dia a dia do vendedor e do profissional de atenimento, diversas e adversas situaçõesse interpõe... Como você lida com isso?
Meu amigo Chico é gago desde pequeno, e, além de não ter o menor recalque, ainda se diverte com a sua situação. O Chico é aquele sujeito engraçadíssimo e querido por todos. Conta, magnificamente, todas as piadas de gagos e fanhos. Seus colegas de trabalho tiram onda e o chamam de Lady Gaga, mas ele faz disso o seu diferencial competitivo como corretor de imóveis. Sempre achei esse negócio do apelido coisa de mau gosto, mas se o Chico não se importa, que mal há?
Pois bem, chegou o dia que precisei usar a gagueira do Chico como instrumento para a realização de um trabalho de "cliente oculto". O Chico devia entrar nas lojas e tentar desestabilizar os vendedores, usando sua gagueira como elemento provocador para medirmos a qualidade do atendimento e a destreza dos vendedores da cadeia de lojas em lidar com situações difíceis ou inusitadas.
Eu chegava antes, e ficava ali pela loja, perguntando preços, condições de pagamento, informações técnicas sobre produtos e criando condições para permanecer no ambiente quando o Chico chegasse. Sem contar que enquanto isso eu avaliava a performance dos vendedores em outros quesitos.
De repente, o Chico entrava na loja e, inevitavelmente, um vendedor partia pra cima dele com a "terrível" e incorreta pergunta: posso ajudá-lo? Aí então rolava o espetáculo do Chico. Mais ou menos assim:
Vendedor – Posso ajudá-lo?
Chico - Um te... um te... um tetê...
Vendedor – Um televisor?!
Chico – Nã, não... um tetê, um tetêêê...
Vendedor – Telefone?!
Chico – (se fazendo de nervoso) Nã, não cara! É um tetê, tetê...
A essa altura do campeonato, ou do atendimento, normalmente, o vendedor começava a entrar em desespero e os demais vendedores da loja, ao invés de ajudá-lo, ficavam rindo diante da saia justa do colega.
Nisso, o Chico dava o desfecho.
Chico – Só quero um tetê, um tetê, um tetempo pra óóó, óóó, olhar as co, coisas!
Na palestra que encerrou a consultoria, levei o Chico comigo e ao revelar a pegadinha, todos deram muitas risadas. Inclusive o Chico, que já vive rindo à toa!
Dessa pequena estória, o profissional, antenado, poderá tirar muitas reflexões e utilizá-las no seu dia a dia. Afinal, vida de vendedor é assim. A cada dia surge um novo desafio! Por isso é fundamental a capacitação, não apenas nas manjadas técnicas de fechamento, mas na compreensão do comportamento humano para saber lidar com situações que fogem ao padrão. Entender que é preciso ouvir o cliente antes de disparar sugestões de produtos ou serviços. Fazer perguntas assertivas que possibilitem mapear necessidades e desejos. Ser solidário.
Na loja, entram clientes com todos os tipos de problemas e desejos de consumo. O vendedor precisa agir como um estrategista entendedor da psique humana. Gostar e saber lidar com gente facilita a vida e aumenta as vendas. Duvída?
Notícias Técnicas
Foi sancionada a Lei 15.257/25, que revoga leis antigas da Previdência Social. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13)
Publicação de outubro de 2025 remove capítulos do envio síncrono, consolida APIs REST e reforça requisitos técnicos, segurança e boas práticas para integração com a EFD-Reinf
Nova nota técnica atualiza os leiautes da NF-e e da NFC-e para atender às regras da Reforma Tributária de Consumo
Pesquisa foi realizada com a participação de 1.390 executivos de oito setores. Confira também outros destaques de Legislação
Notícias Empresariais
O que empresas inovadoras mostram é que produtividade não está apenas no fazer. Está no pensar, no priorizar e no proteger energia mental para aquilo que realmente importa
No acumulado do ano, o indicador registrou deflação de 0,80%, e, em 12 meses, teve alta de 0,34%; resultado veio em linha com expectativas
Ferramentas de IA podem ajudar as PMEs contra as fraudes?
As novas regras do PAT redefinem taxas, interoperabilidade e competitividade, ampliando o poder de escolha do trabalhador e trazendo mais segurança para empresas, RH e comércio
O valor equivale a cerca de 2,9% do PIB
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional