Versão 11.3.2 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Mazelas Corporativas
No cotidiano de muitas empresas são compartilhadas situações que afligem a moral e o clima organizacional.
Infelizmente todos os dias, são registradas/vivenciadas inúmeras situações/comportamentos deturpadores do clima organizacional. Assim,
entendam-se por mazelas corporativas, todos aqueles comportamentos que afligem a moral da organização (ambiente interno e externo).
De acordo com a cultura organizacional, esses comportamentos são até admitidos. Entretanto, vale ressaltar que o tipo de postura adotada pode influenciar negativa ou positivamente nos relacionamentos interpessoais, nos índices de produtividade e sustentabilidade do negócio.
Vejamos a seguir, alguns exemplos de mazelas corporativas:
1- Egocêntrico: esse comportamento é comumente adotado por aqueles que detem de uma visão míope, o sujeito limita-se a pensar no impacto que "a parte" sofrerá e não no todo;
2- Inflexível: caracterizado por resistência à mudanças e ao comodismo - costuma reclamar de tudo e de todos, mas se opõe à proposta de melhorias;
3- Acintoso: representa a intenção de provocar o desgosto de alguém, geralmente é o tipo de ação praticada por motivos pessoais e não por questões profissionais ou que defendam interesses da empresa;
4- Anti-ético: comentam problemas internos para os clientes externos, falam e agem contra o ambiente organizacional, existe instabilidade no relacionamento da equipe - basta uma divergência, por mínima que seja, já é levado ao consentimento dos superiores, mesmo quando a situação pode ser resolvida dentro do setor/ departamento, incitando um clima de desconfiança;
5- Autocrata: através de comportamento ditador, essa postura oprime, assedia moralmente e desperta descontentamento das partes envolvidas, resultando em qualidade de vida deficiente e produtividade insatisfatória; e
6- Desrespeitoso: essa atitude é sentida quando NÃO se reverência o cliente externo - motivo pelo qual a organização existe. Considerando o fato, o que dizer do respeito quanto ao colaborador - facilitador das operações empresariais? Acredito que a empresa que não valoriza seu consumidor, tampouco estima seu capital humano.
Sabemos que organizações e colaboradores perfeitos não existem, porém isso não pode justificar determinadas atitudes, as quais frequentemente encontramos no dia a dia. Sempre podemos e devemos contribuir positivamente no ambiente que estamos inseridos.
Pare e pense:
" Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo." (Vinícius de Moraes)
Inicie um movimento de mudança positiva, você pode! Grandes feitos são conquistados por um conjunto de pequenos atos.
Notícias Técnicas
RFB disponibilizou informações para que mais de 700 mil empresas preencham a ECF até esta quinta-feira 31
A RFB publicou a Solução de Consulta COSIT nº 116/2025, que trata da vedação à compensação de prejuízos fiscais do IRPJ e da base de cálculo negativa da CSLL
Nova lei institui programa nacional com foco em atenção integrada, pesquisa e inclusão de pessoas com fibromialgia e condições semelhantes
Estudo aponta que mudanças elevam carga e complexidade para 18 milhões de empresas no Brasil
Notícias Empresariais
Negócios são feitos por pessoas. E pessoas sentem. Compreender esse fato e usá-lo de forma estratégica é o que diferencia gestores comuns de líderes que constroem empresas duradouras
Técnica criada por neurocientista ajuda líderes e profissionais a lidarem melhor com imprevistos e crises do dia a dia
Mais do que criar um currículo online, veja como atrair conexões, convites e propostas por meio da plataforma
A inteligência artificial está causando um impacto significativo em muitos tipos de empregos especialmente nas posições de entrada e, em particular, naquelas que se beneficiam do uso da automação
Entenda os riscos de planilhas Excel e saiba como um sistema de gestão eficiente pode evitar perdas e atrair investimentos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional