Novo cronograma de implantação garante mais tempo para adequações no CNPJ
Área do Cliente
Notícia
Comunicação Interna incentiva integração de profissionais
Equilibrar a linguagem visual e informativa é vital para que os funcionários participem da comunicação interna
A comunicação interna de uma empresa contribui na integração das equipes de trabalho e motiva cada profissional na sua rotina diária. No entanto, despertar o interesse do público interno para esta ferramenta é um impasse que exige um planejamento. Segundo o publicitário Ed Coelho,“equilibrar a linguagem visual e informativa é vital para que os funcionários participem da comunicação interna”.
A comunicação interna é responsável por criar um canal de comunicação que relaciona funcionários e departamentos de uma empresa.
O avanço tecnológico das últimas décadas possibilitou às organizações uma variedade muito grande de ferramentas para estabelecer sua comunicação com seus públicos-alvo. Em termos gerais, existem dois grupos que as empresas devem atender: o externo, formado por clientes, fornecedores e parceiros e o interno, formado pelos funcionários que atuam dentro da empresa. Para estes últimos, a rotina do dia a dia, tão comprometida com o trabalho, pode trazer à tona um grande desafio para as organizações. Como manter ativo um canal de comunicação que facilite a vida profissional e que motive os funcionários a interagirem?
Para o publicitário Ed Coelho, diretor de Arte da LINK Portal da Comunicação, empresa que presta serviços de comunicação integrada, “despertar o interesse do colaborador e fazer com que ele não ache uma perda de tempo em ler um comunicado interno, por exemplo, é imprescindível para que a comunicação interna escrita e visual construa um relacionamento empático, de integração”. O profissional ressalta que, durante a construção desse contato, a transparência é primordial e, para que ela aconteça, deve haver um equilíbrio entre o design e o texto na comunicação interna. “O visual deve ser ao mesmo tempo agradável e impactante, com conteúdo oportuno, direto e de fácil entendimento”.
Ed Coelho já trabalhou em projetos gráficos relacionados com a comunicação interna de empresas como AudioVision, MR Consultoria, Control Service, MG Comunicação Visual e FRESP. Para ele, no desenvolvimento do plano estratégico de comunicação de cada organização “a escolha dos meios e ferramentas de comunicação interna dependerão daquilo que for mais adequado de acordo com os objetivos da empresa”, avalia.
Questionado sobre quais ferramentas de comunicação existem hoje, ainda mais após o surgimento da Internet, Ed menciona “uma diversidade de ações, que incluem manuais de políticas e procedimentos, intranet, jornais e newsletters internos, mural de recados, caixa de sugestões blogs e fóruns online internos”. Segundo o designer, cada meio deve conter características próprias em termos de layout, periodicidade, atualizações etc.
Com relação à mensagem a ser passada, a jornalista Clarice Pereira, coordenadora da LINK Portal informa que “o conteúdo de qualquer ferramenta de comunicação interna deve ser claro, objetivo consistente, contínuo, preferencialmente, com textos curtos, de leitura rápida, com informações completas e deve manter uma periodicidade definida”.
Para a executiva, “o excesso ou falha nas informações, e como serão direcionadas para os diferentes níveis do quadro funcional, pode refletir na desmotivação da equipe, na ausência de envolvimento e na não participação efetiva dos colaboradores”. Desse modo, os trabalhadores ao invés de “vestir a camisa da empresa” passam a jogar no “time do contra”, prejudicando a comunicação institucional da organização.
A comunicação interna é um valioso instrumento para o meio corporativo, que serve para motivar e integrar o público interno, bem como orientá-lo sobre a cultura organizacional do local de trabalho e na disseminação do conhecimento entre os profissionais.
“Quem acredita que a comunicação interna é necessária apenas nas grandes corporações, está enganado”, alerta Clarice. “As pequenas empresas também devem investir no diálogo com seus funcionários”. Ela recomenda aos empresários a utilizarem comunicações via e-mail, mural ou entrega de informativos impressos ou mesmo uma caixinha de sugestões. “O importante é lembrar que comunicação é via de duas mãos. Para melhorar o relacionamento entre empregado e empregador, é essencial que ambos estejam abertos para receber o feedback”, acredita.
Notícias Técnicas
Lei foi sancionada pelo Presidente da República e passa a valer a partir de 2026
Com o avanço da fiscalização da Receita Federal, escritórios contábeis reforçam auditorias internas e rotinas preventivas para evitar autuações e proteger seus clientes
Alteração do CNAE preponderante pode reduzir a alíquota do RAT, mas exige embasamento técnico e atualização cadastral para evitar autuações fiscais
Nova regra inclui Bolsa Família, INSS e outros programas sociais; medida busca coibir fraudes, reduzir deslocamentos e facilitar o acesso digital
Notícias Empresariais
Empresas que priorizam saúde emocional, escuta ativa e liderança empática constroem uma base sólida para crescer de forma sustentável
Tecnologia e governança digital se tornam aliadas estratégicas para o RH no engajamento, na colaboração e na gestão de equipes distribuídas
Estudo aponta traços de personalidade que aumentam a vulnerabilidade ao burnout e reforça o papel estratégico do RH na prevenção. Saiba como agir
No Dia do Autocuidado, Serasa Experian destaca programas de bem-estar físico e emocional que reforçam o papel estratégico do RH em saúde corporativa. Confira as iniciativas que estão gerando valor real
Especialista defende que RH precisa abandonar o papel operacional e assumir o protagonismo nas decisões de negócio
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional