IN também alinha regra aplicável às empresas do Simples Nacional
Área do Cliente
Notícia
A Comunicação e a Pequena e Média Empresa
Muitos se envolvem com áreas vitais da empresa como a financeira, a logística e a comercial e ignoram a importância da comunicação planejada
A rotina de um empresário está muito próxima a de um super-herói. Isso porque a cada dia, desde o amanhecer, ele se ocupa de salvar o fluxo de caixa, proteger a imagem da empresa, desbravar as vontades dos clientes e ainda ser aquele bom moço, que desperta o interesse dos melhores fornecedores e talentos do mercado.
O resultado de tantas demandas é que nem sempre dá para salvar todas as mocinhas (ou áreas da empresa) que estão em perigo. E a negligência pode ser fatal. Não é à toa que pesquisa realizada pelo SEBRAE apontam que cerca de 60% dos empreendimentos conseguem chegar no quinto ano de vida. Isso, em números absolutos é muito, principalmente se considerarmos que o Brasil é um dos países mais empreendedores do planeta.
Um bom plano de negócios e a habilidade gerencial do empreendedor são fundamentais para reduzir essas estatísticas. Em muitos casos, um bom “óculos” também se faz necessário. Digo isso porque muitos se envolvem com áreas vitais da empresa como a financeira, a logística e a comercial e ignoram a importância da comunicação planejada (seja por ele ou mesmo delegada a um especialista). Isso se dá, muitas vezes, por que acreditam que não tem tempo ou dinheiro para investir em comunicação. Infelizmente isso é uma grande miopia e que contribui para as estatísticas de insucesso de muitos empreendedores.
Não sou oftalmologista, mas vou ampliar duas situações para facilitar a visão de risco de médio e longo prazo de alguns empreendedores. Os cenários futuros deixo para que cada um promova por meio de suas ações:
- as empresas de todos os portes, intencionalmente ou não, emitem mensagens que são interpretadas pelo mercado. Quando não há planejamento da exposição da empresa, não há como antever (e por conseqüência, corrigir desvios) os resultados dessa comunicação com o mercado. Ou seja, se o empreendimento não se comunica de modo ativo e planejado, ele o faz de forma inconsciente. Como resultado, a comunicação pode ser realizada de modo parcial, inconstante ou ineficiente, podendo prejudicar a imagem da empresa e do empresário.
- um dos maiores fatores desmotivacionais é a falta de informação. O colaborador, quando não conhece a empresa, não sabe o que ela pensa, onde deseja chegar e qual o seu papel dentro desse contexto, não consegue se comprometer e , muitas vezes, fica alienado dentro do processo produtivo. A comunicação não motiva, mas exerce papel importante no que se refere a clarear e divulgar significado e propósito organizacional.
Não posso encomendar lentes de contatos para melhorar a visão de ninguém, ainda mais que nunca vi super-herói de óculos. Pela minha experiência de mercado, entretanto, posso firmar que nos dois casos ampliados acima, um pequeno investimento em comunicação poderia economizar, em muito, os recursos alocados para ações de gerenciamento de crises ou de recursos humanos, que em alguns casos ocorrem de maneira pontual.
O importante é desmistificar o conceito de caro e barato e pensar em resultados empresariais. Afinal, qual é o preço que sua empresa está pagando por não se comunicar bem com seus steakeholders?
Notícias Técnicas
Foi sancionada a Lei 15.257/25, que revoga leis antigas da Previdência Social. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13)
Publicação de outubro de 2025 remove capítulos do envio síncrono, consolida APIs REST e reforça requisitos técnicos, segurança e boas práticas para integração com a EFD-Reinf
Nova nota técnica atualiza os leiautes da NF-e e da NFC-e para atender às regras da Reforma Tributária de Consumo
Pesquisa foi realizada com a participação de 1.390 executivos de oito setores. Confira também outros destaques de Legislação
Notícias Empresariais
O que empresas inovadoras mostram é que produtividade não está apenas no fazer. Está no pensar, no priorizar e no proteger energia mental para aquilo que realmente importa
No acumulado do ano, o indicador registrou deflação de 0,80%, e, em 12 meses, teve alta de 0,34%; resultado veio em linha com expectativas
Ferramentas de IA podem ajudar as PMEs contra as fraudes?
As novas regras do PAT redefinem taxas, interoperabilidade e competitividade, ampliando o poder de escolha do trabalhador e trazendo mais segurança para empresas, RH e comércio
O valor equivale a cerca de 2,9% do PIB
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional