Números fechados às 17h deste domingo, 18
Área do Cliente
Notícia
Empresas da área financeira concentram 25% das queixas dos consumidores em 2010
Algumas instituições financeiras também repassam aos consumidores despesas que lhes cabiam como fornecedores.
As reclamações contra as empresas do setor financeiro concentraram 25% do total das queixas fundamentadas em 2010 na Fundação Procon-SP. Das cinco instituições mais reclamadas dessa área, quatro são grandes bancos comerciais.
De acordo com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado nesta terça-feira (15) pelo Procon, do total de 31.509 queixas, 7.563 eram contra empresas desse segmento.
Das reclamações mais recorrentes no último ano, aparecem transações não reconhecidas com cartões de crédito, cobrança indevida de encargos e envio de produtos sem solicitação prévia dos consumidores e lançamentos de tarifas cujas cobranças não se justificam.
Reclamações
Segundo o órgão de defesa do consumidor, os bancos comerciais são responsáveis por parte das queixas relacionadas a saques e lançamentos não reconhecidos em conta-corrente. Algumas instituições financeiras também repassam aos consumidores despesas que lhes cabiam como fornecedores.
As seguradoras, por sua vez, são citadas pelos consumidores devido aos problemas com cobertura da modalidade de seguro garantia estendida, pelo não pagamento de indenizações ou reparo do produto segurado.
Das 20 instituições mais reclamadas do setor financeiro e habitação, o Itaú Unibanco lidera, com 1.698 queixas fundamentadas. O Bradesco vem sem seguida, com 1.132, Santander/Real, com 693 queixas, Banco do Brasil, com 450 queixas, e Grupo Carrefour, com 420 reclamações relacionadas a serviços financeiros.
Mercado crescente
“Trata-se de um mercado em expansão, que ampliou sua base de consumidores para parcela significativa da população que passou a utilizar esses serviços em decorrência do aumento real de consumo e a facilitação ao crédito, tornando-se um grupo ainda mais vulnerável no mercado de consumo”, avaliou no estudo o órgão de defesa do consumidor.
O Procon-SP ainda ressalta que não se verifica um aumento nos cuidados com os novos consumidores. De acordo com o Consumers International (CI), organização que representa 220 entidades de defesa do consumidor em 115 países, cerca de 150 milhões de consumidores em todo o mundo começam a acessar produtos de serviços financeiros por ano.
Notícias Técnicas
Levantamento da CNN revela 31 meses ininterruptos de ampliação do programa com salto de 33% no número de beneficiários
Até agora, apenas dívidas na mesma instituição podiam ser trocadas
A medida, que exige das empresas uma abordagem mais ampla no que diz respeito ao bem-estar e à saúde mental dos colaboradores, teria início a partir de 25 de maio de 2025, agora, passa a vigorar em 25 de maio de 2026
Havia outras opções na rede credenciada, razão pela qual não ficou comprovado direito líquido e certo à escolha da unidade médica
Notícias Empresariais
Suspeita ocorre na criação comercial. Restrição dos produtos vindos do estado vizinho foi confirmada por uma nota técnica do governo estadual.
O mercado de trabalho brasileiro, mesmo com esse aumento, mostrou que está resiliente. Esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano
O mercado de trabalho brasileiro, mesmo com esse aumento, mostrou que está resiliente. Esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano
Os brasileiros realizaram 63,8 bilhões de operações por meio do sistema, mais do que a soma de todas as demais modalidades juntas
A gigante chinesa afirmou que construirá uma rede nacional de entregas e projeta contar com 100 mil entregadores parceiros já no seu primeiro ano de operação
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional