IN também alinha regra aplicável às empresas do Simples Nacional
Área do Cliente
Notícia
Sistema de logística continua sendo problema no Brasil
Dos produtos fabricados no país, entre 30% e 40% do valor final são referentes aos gastos com o sistema de distribuição
O sistema de logística no mundo é um dos principais problemas no processo de comercialização. Na China, país que mais cresce economicamente, esse continua sendo um dos obstáculos a serem resolvidos. O Brasil, mesmo antes do atual crescimento econômico, já enfrentava dificuldades no setor. Para o professor da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Alberto Possetti (), que também é doutor em Informática, com atuação em Logística em âmbito empresarial e acadêmico, o sistema de distribuição ainda não é absorvido pelo Brasil.
Entre as soluções apontadas pelo professor, está o cuidado em utilizar meios que acabem com o desperdício. “Não há uma integração entre medidas, embalagens, logística e armazenagem. As pessoas se esquecem de que não adianta se concentrar na qualidade e se esquecer da produtividade e da eficácia”, opina.
Outro ponto deficiente apontado por Possetti está relacionado aos canais da cadeia de distribuição. Ele explica que no Brasil, 57% do transporte de mercadorias usam o sistema rodoviário, 22% o marítimo, 20% o ferroviário, e o aéreo não chega a 1%. “Entre 30% e 40% do valor do produto das prateleiras referem-se ao valor gasto pelo fabricante com logística. Nos Estados Unidos, esse número chega a no máximo 15%, isso porque a maior parte da distribuição de materiais é feita pelo sistema ferroviário”, completa.
Estado
O Paraná consegue ultrapassar os índices nacionais quando os números se referem ao transporte de cargas rodoviário. No Brasil, os registros não chegam a 60%, já no estado, aproxima-se dos 70%. O ferroviário fica na marca dos 12%, o marítimo com 18% e o aéreo se iguala à realidade nacional, não chegando a 1%.
Na opinião do professor, as soluções para esse déficit na logística do país seria o aperfeiçoamento dos meios de transporte; melhoraria na distribuição no ranking; explorar mais o hidroviário; aperfeiçoar a área retroportuária com a ampliação dos terminais, recuperação das vias de acesso e melhorar os sistemas aduaneiros; dar uma atenção especial na gestão de informação, oferecendo cursos de aperfeiçoamento; e um cuidado especial com a logística reversa, que preconiza a sustentabilidade e dá importância ao pós-venda e pós-consumo.
Investimento
Em relação ao sistema de logística no Estado, o especialista afirma que ainda é preciso melhorar a questão portuária. Essas melhorias, de acordo com o professor, estariam previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2). O PAC, além de investir no Porto de Paranaguá, possibilitaria a construção de um porto de grande calado (hub port) em Pontal do Sul, com capacidade para receber navios de maior porte. Os estudos já estão sendo feitos para a confecção do projeto e para conseguir recursos junto ao governo federal. “Em Itapoá, Santa Catarina, o processo já está bem mais adiantado do que no nosso estado. As obras que estão sendo feitas estão utilizando parte dos recursos destinados por meio do PAC1”, conta.
Outro benefício que favoreceria o Paraná, na opinião de Possetti, seria o aprofundamento em estudos para fomentar o crescimento do transporte pelo meio hidroviário, já que a qualidade de rios com condições de navegação é razoável. A cabotagem, sistema de transporte marítimo conhecido por ser feito na costa nacional entre os portos, também seria outro grande ponto a ser observado, porque geraria economia por meio da logística.
Notícias Técnicas
Foi sancionada a Lei 15.257/25, que revoga leis antigas da Previdência Social. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13)
Publicação de outubro de 2025 remove capítulos do envio síncrono, consolida APIs REST e reforça requisitos técnicos, segurança e boas práticas para integração com a EFD-Reinf
Nova nota técnica atualiza os leiautes da NF-e e da NFC-e para atender às regras da Reforma Tributária de Consumo
Pesquisa foi realizada com a participação de 1.390 executivos de oito setores. Confira também outros destaques de Legislação
Notícias Empresariais
O que empresas inovadoras mostram é que produtividade não está apenas no fazer. Está no pensar, no priorizar e no proteger energia mental para aquilo que realmente importa
No acumulado do ano, o indicador registrou deflação de 0,80%, e, em 12 meses, teve alta de 0,34%; resultado veio em linha com expectativas
Ferramentas de IA podem ajudar as PMEs contra as fraudes?
As novas regras do PAT redefinem taxas, interoperabilidade e competitividade, ampliando o poder de escolha do trabalhador e trazendo mais segurança para empresas, RH e comércio
O valor equivale a cerca de 2,9% do PIB
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional