Números fechados às 17h deste domingo, 18
Área do Cliente
Notícia
Satisfação do cliente impulsiona as vendas
A resposta emocional do consumidor varia de acordo com a organização da loja.
A disposição adequada dos produtos na loja, uma iluminação correta e o bom atendimento são fundamentais para cativar a clientela
"Antes, o foco da venda era o produto, agora é o cliente", afirma Dagoberto Hajjar, sócio-diretor da GrowBiz, consultoria de planejamento estratégico. As empresas mudaram - ou precisam mudar - a sua postura perante a venda, só assim conseguirão atender a exigência do público atual. O objetivo deve ser agradar o consumidor, fazer com que ele se sinta à vontade na loja e passe a encarar a compra como consequência. "As pessoas podem não lembrar do que foi feito para elas no ponto de venda, mas certamente se lembrarão de como determinada loja a fez se sentir bem", diz Edmour Saiani, sócio-diretor da agência de gestão estratégica Ponto de Referência.
A resposta emocional do consumidor varia de acordo com a organização da loja. Nessa questão, a simplicidade pode levar vantagem. "Na tentativa de aumentar o mix de mercadorias, muitas vezes há uma saturação de produtos, que mais confunde o consumidor do que o satisfaz", diz Francisco Alvarez, professor da USP e responsável pela consultoria de marketing Trade Marketing. Para ele, a melhor maneira de conquistar um cliente é dispor os produtos claramente. Se for preciso, recomenda Alvarez, divida o que está em uma fileira em mais de um local. "Certa fez, fui visitar o dono de uma loja de brinquedos. No pouco tempo que fiquei no estabelecimento, três pessoas tropeçaram nos produtos de uma mesma fileira. Estava claro que era necessário reorganizar os brinquedos expostos, pois aquilo atrapalhava a circulação das pessoas na loja", afirma Alvarez.
Outro aliado para obter uma resposta emocional positiva do cliente é a iluminação. Um lugar claro facilita a visualização dos produtos e preços. "Um produto que fica numa área escondida, não esta à venda" garante o professor.
O bom humor e a atenção dos funcionários também ajudam o cliente a se sentir confortável para comprar. "Dentre os motivos que impulsionam o consumidor a abandonar uma marca e migrar para outra, 30% estão relacionados aos produtos e 70%, ao atendimento", afirma Saiani. O atendente precisa ser simpático e agradável, sem esquecer da política da empresa. O seu trabalho representa a marca, que certamente será prejudicada com um atendimento ruim. "É preciso criar uma cultura de atendimento entre toda a equipe", diz o sócio-diretor da agência Ponto de Referência, que garante: "O melhor indicador que uma loja pode ter é o elogio".
Notícias Técnicas
Levantamento da CNN revela 31 meses ininterruptos de ampliação do programa com salto de 33% no número de beneficiários
Até agora, apenas dívidas na mesma instituição podiam ser trocadas
A medida, que exige das empresas uma abordagem mais ampla no que diz respeito ao bem-estar e à saúde mental dos colaboradores, teria início a partir de 25 de maio de 2025, agora, passa a vigorar em 25 de maio de 2026
Havia outras opções na rede credenciada, razão pela qual não ficou comprovado direito líquido e certo à escolha da unidade médica
Notícias Empresariais
Suspeita ocorre na criação comercial. Restrição dos produtos vindos do estado vizinho foi confirmada por uma nota técnica do governo estadual.
O mercado de trabalho brasileiro, mesmo com esse aumento, mostrou que está resiliente. Esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano
O mercado de trabalho brasileiro, mesmo com esse aumento, mostrou que está resiliente. Esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano
Os brasileiros realizaram 63,8 bilhões de operações por meio do sistema, mais do que a soma de todas as demais modalidades juntas
A gigante chinesa afirmou que construirá uma rede nacional de entregas e projeta contar com 100 mil entregadores parceiros já no seu primeiro ano de operação
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional