Publicada a versão 1.07 do Informe Técnico 2023.003 da NF-e com atualização da tabela de combustíveis sujeitos à tributação monofásica
Área do Cliente
Notícia
Cobrança indevida foi o principal problema reclamado pelo consumidor em 2008
Em 2008, o problema que mais causou dor de cabeça aos consumidores brasileiros foi a cobrança indevida de determinado produto ou serviço.
Em 2008, o problema que mais causou dor de cabeça aos consumidores brasileiros foi a cobrança indevida de determinado produto ou serviço.
Isso porque ele representou 25,3% do total de reclamações registradas pelo Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), no ano passado, segundo os dados divulgados na última terça-feira (10).
A classificação do problema mostra o dano sofrido pelo consumidor no mercado de consumo em todo o Brasil.
Principais problemas
Em seguida, vieram os problemas com contrato, representando 10,2% do total, e referentes à garantia, 10%. Na tabela abaixo, é possível verificar os problemas mais reclamados pelos consumidores no ano de 2008:
| Problema | Percentual de 2008 |
| Cobrança indevida | 25,3% |
| Contratos | 10,2% |
| Garantia (abrangência, cobertura, etc) | 10% |
| Dúvida sobre cobrança / valor / reajuste | 4,1% |
| Produto entregue com danos / defeitos | 3,9% |
| Calculo de prestação / taxa de juros | 3,4% |
| Calculo de prestação em atraso | 3,2% |
| Serviço não fornecido | 2,6% |
| Não entrega / demora na entrega do produto | 2,3% |
Cartão de crédito e serviço de telefonia
Outros dados do Sindec revelam que, no ano em que se encerrou, o cartão de crédito foi o principal alvo de queixas dos consumidores.
Foram registradas 80,4 mil reclamações, o que representa 11,1% de um total de 724 mil demandas recebidas pelos Procons de 23 estados e do Distrito Federal. Em seguida, vieram as queixas contra os serviços de telefonia móvel, com 10,8%, e da fixa, com 10,3%.
Notícias Técnicas
A EFD-Reinf é uma obrigação acessória integrante do SPED que deve ser entregue mensalmente
A resolução define que cada GT será formado por representantes das quatro entidades
As Fusões e aquisições (F&A) são operações empresariais complexas que envolvem a união de duas ou mais empresas ou a compra de uma empresa por outra
Estudo mostra que até 25% da produtividade é perdida com retrabalho e que 73% das tarefas refeitas poderiam ser evitadas com práticas simples de gestão
Notícias Empresariais
Transforme seus objetivos em planos de ação e evite que suas metas fiquem apenas no papel
A verdadeira motivação não vem da urgência de produzir, mas do reencontro com o propósito e o prazer em fazer
A sustentabilidade se torna um imperativo para a sobrevivência e o sucesso das empresas
Atualmente, profissionais não mudam de emprego apenas por salário; mudam por propósito
Com a taxa básica de juros estacionada e o Ibovespa nas alturas, investidores voltam as atenções ao comunicado do Banco Central, que pode redefinir o humor da Bolsa e do câmbio
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional