Portaria altera anexos contábeis para dar maior transparência na movimentação patrimonial
Área do Cliente
Notícia
Saiba como superar o medo de empreender
Empresário explica principais razões que levam à insegurança no início de um negócio e dá dicas para superá-las
Iniciar um negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas vários empresários acabam se deparando com questões voltadas ao medo e à insegurança no início de um novo empreendimento. Por que isso acontece?
De acordo com Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, existem muitas crenças relacionadas ao empreendedorismo que têm origem especialmente na infância e são carregadas ao longo da vida.
“Há muitos casos de pessoas que foram muito protegidas na infância, na adolescência. São aquelas histórias onde os pais tinham muito medo de que acontecesse alguma coisa e protegiam os filhos de forma exacerbada. Sabemos que pais superprotetores acabam deixando seus filhos inseguros, por mais que a pessoa seja bem treinada nas escolas e estude empreendedorismo a fundo”, analisa.
Para o especialista, algumas inseguranças apresentadas, como medo de dar errado, de ser julgado ou de perder o investimento, acaba prendendo o potencial empresário e impedindo que ele dê os primeiros passos necessários.
“Para lidar com o medo, o empreendedor tem que saber que vai errar, que vai ter problemas e já se preparar para imprevistos, sejam financeiros ou emocionais”, explica.
Brandão afirma que cada um é reflexo das cinco pessoas mais próximas e que o medo também pode vir das pessoas com quem se convive ou conviveu.
“Talvez o pai ou a mãe do empreendedor conviveram com pessoas que abriram negócios e fracassaram por falta de qualificação, experiência, informação. E talvez esses pais passaram a dizer que abrir um negócio é ruim e que ganhar dinheiro é ruim porque as pessoas ricas passam a perna em outras pessoas, porque o dinheiro é sujo etc.”, reflete.
O especialista afirma que existem crenças que limitam e empoderam um medo que não é da pessoa em si. "Não nascemos com medo, a sociedade nos construiu. Para perder o medo de empreender é preciso uma desconstrução. Ou seja, pode ser preciso mudar de ambiente, me distanciar um pouco das pessoas com quem convivo, do tipo de conteúdo que consumo. Quem você está seguindo? São pessoas que te empoderam?”, questiona.
Brandão explica que o medo não vai deixar a vida do empreendedor, pelo contrário, ele é importante para proteção, só não pode travar as possibilidades existentes. “É preciso respeitar o medo e estar mais conectado com histórias de superação para deixá-lo de lado. Sabemos que histórias ruins vendem mais que histórias boas, então você terá que escolher bem o que segue. Quando você está conectado com gente que tem resultados, você se empodera e reduz qualquer medo”, conclui.
Notícias Técnicas
Mudança não afetará benefícios ativos e usará a Carteira de Identidade Nacional (CIN) como documento de referência
A atualização acompanha as recentes alterações do Ajuste SINIEF 54/2022, que autorizou produtores rurais, portadores de Inscrição Estadual vinculada ao CPF
A suspensão será realizada para que a equipe técnica possa executar manutenções e atualizações na infraestrutura de TI
A reforma tributária do consumo avança mais um passo na modernização dos documentos fiscais eletrônicos
Notícias Empresariais
Líderes que cuidam do clima emocional durante transições criam ambientes mais estáveis e preparados para o novo
O ambiente macroeconômico parece habituado a uma instabilidade funcional, mas 2026 colocará desafios significativos para as lideranças brasileiras
Gratificação pode ser utilizada para diferentes finalidades, mas é importante planejar-se para conseguir aproveitar o benefício
Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso
A Inteligência Artificial é uma aliada estratégica para eficiência e desenvolvimento humano nas empresas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional