Contadores e tributaristas terão papel essencial para transição das novas regras da taxação de lucros e dividendos
Área do Cliente
Notícia
Quanto tempo leva o processo de seleção para contratar profissionais?
Quando uma empresa abre uma nova vaga, chove candidatos. E a pressa em conseguir esta oportunidade gera ansiedade nos diversos postulantes ao cargo
Quando uma empresa abre uma nova vaga, chove candidatos. E a pressa em conseguir esta oportunidade gera ansiedade nos diversos postulantes ao cargo - principalmente se esse candidato já passou pela primeira entrevista. Passam os dias e nada da resposta final, do tão esperado posicionamento - positivo ou negativo - da empresa.
Aí a ansiedade aumenta...
Mas por que demora tanto esta resposta? Já pensou nos motivos? Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, levantou três pontos sobre este assunto:
1 - Avaliação criteriosa
O primeiro ponto é que as empresas analisam muito cada currículo quando estão contratando, sendo cada vez mais cautelosas para saber se o profissional que está passando por diversas etapas pode ser selecionado em definitivo:
"Muitas vezes este candidato passa por um teste técnico e até mais do que uma entrevista. Este processo seletivo acaba sendo mais lento pela rigorosa avaliação interna que se faz na própria empresa."
2 - Poucas vagas, muita gente
Outro ponto levantado por Eliane é que em um processo seletivo, muitos candidatos acabam sendo selecionados, mas apenas uma ou duas vagas estão disponíveis. No entanto, Catalano explica que os candidatos podem ser chamados para um outro momento:
"Se este candidato estiver trabalhando durante o processo de seleção, não deve pedir demissão. Ele deve continuar na empresa em que está trabalhando e ficar aguardando surgir uma nova oportunidade. Quem sabe até se preparando mais, fazendo cursos, por exemplo"
3 - Momento é de espera
A especialista explica que a vaga pode levar algum tempo para ser confirmada justamente pela alta demanda de pessoas procurando a mesma oportunidade: "O momento em que vivemos no Brasil é normal recebermos muitos candidatos para, muitas vezes, uma única vaga. Vai levar vantagem quem estiver preparado tecnicamente e que tenha o perfil comportamental que as empresas esperam.
Tenha paciência! Ficar ligando é algo negativo
A empresa que está realizando o processo seletivo tem que dar um retorno para o candidato, mas se ele receber um retorno avisando que ainda não saiu a resposta definitiva, o melhor é não ficar se precipitando e pedindo uma tomada de decisão a todo momento. Pedro Gonçalves, Coordenador de RH da Nossa, explica que a paciência pode ser uma aliada nesse momento:
"Imagine uma empresa que tenha cerca de quarenta pessoas indicadas para dar continuidade após a primeira avaliação. Não serão todos os 40 que farão a entrevista. A empresa seleciona os dez que são considerados mais adequados para o perfil. Estes outros 30 vão receber o retorno negativo neste momento. Até acontecer a segunda ou terceira etapa do processo de seleção com aqueles dez primeiros escolhidos, os outros trinta não receberão a resposta negativa em definitivo."
Pedro alerta que é comum uma empresa aguardar a definição com os primeiros selecionados. Se por acaso estes primeiros não derem continuidade com o processo, a empresa ainda tem os outros trinta para chamar. Em outras palavras, o candidato não está realmente negativado 100% , mas sim em stand by esperando a definição do processo:
"Ele não recebeu o retorno positivo, mas também não recebeu o retorno negativo. É preciso esperar pois muita coisa pode acontecer em 30, 40 dias." finaliza Pedro.
Notícias Técnicas
Norma estabelece regras e procedimentos contábeis para a apuração de haveres em sociedades empresárias e não empresárias, alinhada à legislação vigente
Modelo estruturado pela Receita Federal integra documento fiscal, declaração e apuração assistida e redefine obrigações acessórias na transição tributária
Profissionais e sociedades contábeis devem se programar para pagar a anuidade até março, aproveitar abatimentos e evitar multas no próximo exercício
Mudança regulatória inclui saúde mental na legislação de SST e exige que empresas avaliem fatores como pressão excessiva, burnout, assédio moral e hiperconectividade em seus programas de segurança do trabalho
Notícias Empresariais
Decidir com imperfeição responsável é parte do crescimento. E empresas que entendem isso saem na frente, não por acertarem sempre, mas por aprenderem antes
Uma empresa que lembra bem não é mais lenta. Ela é mais inteligente, porque consegue avançar sem apagar o que já construiu
Pare de seguir dicas genéricas e comece a planejar o que faz sentido para sua vida
É essencial documentar fatos e aplicar a penalidade de forma proporcional
Governança, padronização e APIs são cruciais para jornadas de pagamento integradas e eficientes
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional