O MAT representa um marco na busca pela modernização do ambiente de negócios brasileiro
Área do Cliente
Notícia
Qual o critério da tributação?
Por serem prejudiciais à saúde e considerados supérfluos bebidas frias e cigarros tem altas cargas de tributos.
No inicio de maio o governo federal ensaiou para junho aumento na tributação sobre bebidas frias. Porém, foi necessário adiar o aumento. Pressões do setor conseguiram frear a medida tributária, haja vista a iminência da Copa do Mundo, o que aumentaria muito o consumo desse produto.
Com uma das cargas de impostos mais altas, bebidas e frias e cigarros são considerados viciadores lícitos. Além disso, fazem mal a saúde do consumidor.
Diante dessa justificativa, concomitante ao fato de serem supérfluos, acabam como bodes expiatórios quando há necessidade de aumentar a tributação de determinado produto. Seja pela finalidade de remendar o orçamento público (tal qual a tentativa de aumento das bebidas frias), bem como desestimular hábitos prejudiciais á saúde.
Por exemplo, em média, o valor de tributos embutidos num maço de cigarros ou numa garrafa de cachaça gira em torno de 80%. No caso da cerveja, 55%.
Porém, a questão da saúde não é o principal motivo para o alto índice de tributação. A superfluidade do produto parece ser o culpado pela densa carga, entre eles perfumes e eletrônicos.
Entretanto, há uma incongruência nisso. Dentre 38 países, o Brasil é o que mais recolhe sobre remédios, cuja carga tributária chega a 34% - em outros países não passa de 6%. E não é nem necessário dizer que medicamentos não são supérfluos.
Mas isso não é o pior. De acordo com Gilberto Amaral, coordenador de estudos do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) a carga tributária do medicamento de uso humano é muito superior à tributação dos remédios para uso veterinário, que é de 13,11%. “O Estado de São Paulo é o campeão em tributação sobre medicamentos, apesar de todas as propagandas sobre as ações de saúde. Hoje, ao analisarmos toda a política tributária sobre o setor, vemos que os tecnocratas estão preocupados com a arrecadação, a vida não é importante. É um sistema incômodo. Em média, um terço do que é gasto pela população em remédios corresponde a impostos, taxas e contribuições”, disse.
A esse respeito, e após pressões do setor farmacêutico, há uma frente parlamentar coordenada por Walter Ihoshi (PSD-SP) cuja finalidade é a desoneração dos remédios. Ainda, de acordo com o presidente do Senado Renan Calheiros, a pauta relacionada à desoneração dos medicamentos será tratada como assunto prioritário do Senado em 2014. Mesmo assim, com cerca de 20 projetos de lei sobre isso estarem tramitando no Congresso, não há previsões sobre alguma desoneração aparente de medicamentos.
José Carlos Braga Monteiro é fundador e atual presidente da Studio Fiscal, rede de franquias especializada em consultoria empresarial com auditoria fiscal e planejamento tributário com mais de cem escritórios no Brasil.
Notícias Técnicas
O MTE, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, notificou cerca de 165 mil empregadores que não estão cumprindo suas obrigações no Programa Crédito do Trabalhador, conforme a Lei nº 10.820/2003.
Oportunidade de autorregularização é referente a rendimentos de arrendamentos de imóveis rurais e as divergências ultrapassam R$ 1,7 bilhão
A iniciativa é descrita pela CNM como uma ferramenta de inteligência fiscal no âmbito do Simples Nacional
Para facilitar o uso do portal web da EFD-Reinf pelos usuários do e-CAC, foi incluída nova opção na pesquisa avançada dos eventos da série R-4000
Notícias Empresariais
Liderar em um mundo incerto exige mais do que técnica. Exige visão de futuro, empatia e a capacidade de aprender, desaprender e reaprender
Deixar a sucessão para depois pode ser o fator que decide se a empresa vai durar ou virar apenas uma memória de família
Em um mercado automatizado, a conexão humana e a empatia se destacam como chaves para o crescimento consistente
Apesar das reservas robustas, o déficit em transações correntes cresce e aumenta a dependência de capitais voláteis, elevando a vulnerabilidade do País às oscilações do mercado global
Persistir, mais do que crescer, é o verdadeiro sinal de força no empreendedorismo brasileiro
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional