Versão 11.3.5 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Auditorias versus lavagem de dinheiro
O combate aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo
O combate aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, ao tráfico de armas, drogas e pessoas ganha contornos globais, se acirrando a cada dia. Este novo paradigma vem fazendo do profissional de auditoria independente mais um protagonista do que, propriamente, coadjuvante na detecção de operações suspeitas em administrações públicas, empresas e entidades.
Ao coibir esses delitos, a Lei nº 12.683/2012 e o desenvolvimento de dispositivos como a governança corporativa têm permitido grandes avanços no amadurecimento da atividade em nosso país.
Por conta do excesso de normas fiscais, as empresas de grande porte estão sendo obrigadas a melhorar seus esquemas preventivos, tornando mais transparentes as relações com colaboradores, fornecedores, clientes e autoridades tributárias. Neste patamar, os conselhos fiscais e de administração terão sua importância bastante aumentada.
A adaptação a esta nova realidade deve ainda atingir as pequenas e médias empresas, onde a falta de mecanismos internos também pode criar condições para fraudes. Assim, são indispensáveis a montagem de departamentos voltados à auditoria independente, o desenvolvimento de manuais de procedimentos técnicos e éticos e a realização de cursos para os auditores – várias vezes ao ano –, procedimentos que darão mais sustentação ao profissional.
Sem este trabalho ficará muito difícil para a companhia mensurar os riscos e as possibilidades concretas de infração a determinadas normas. Quem ainda não tem as contas auditadas, precisa iniciar o quanto antes este processo, que invariavelmente deságua na mudança da própria cultura empresarial.
Portanto, as novas legislações de combate à lavagem de dinheiro devem aumentar a demanda pelos serviços dos auditores independentes e, certamente, as remunerações da área, que vinham se achatando nos últimos anos.
Contudo, as empresas preocupadas com a governança corporativa estão dispostas a absorver custos extras, por saber que um trabalho sério neste campo não consiste na mera emissão de relatórios, mas sim no levantamento de informações sobre os controles internos e externos, apontando fraquezas e deficiências.
O conhecimento destes dados é fundamental para a correção dos problemas e o aprimoramento da qualidade das informações, com um nível de percepção compatível ao maior grau de responsabilidade que as novas legislações de combate à lavagem de dinheiro trouxeram, não apenas aos auditores independentes, como também a todas as empresas.
() Marco Antonio Papini é sócio-diretor da Map Auditores independentes e vice-presidente da CPAAI Latin America
Notícias Técnicas
A Receita Federal publicou o Informe Técnico 2025.002 (versão 1.30), que atualiza as especificações utilizadas pelas empresas para o preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Foi publicado o Informe Técnico 2024.001 v.2.30 que divulga atualização na tabela de NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) a partir de 01/02/2026
A Coordenação Técnica do Encat publicou o Manual de Orientação ao Contribuinte da NF-e ABI (Nota Fiscal eletrônica de Alienação de Bens Imóveis)
O governo federal sancionou na 6ª feira (21.nov.2025) as regras mais rígidas para compensação tributária.
Notícias Empresariais
A pressa emocional não é sinal de produtividade, mas de instabilidade. Empresas que reconhecem esse custo oculto conseguem recalibrar o ritmo, separando urgência legítima de ansiedade coletiva
O futuro das vendas não está apenas em dominar algoritmos, mas em entender o que motiva as pessoas por trás dos dados
Estudo revela que tecnologia, inovação e liderança devem dominar a formação executiva em 2026, reforçando o peso do treinamento corporativo para carreiras em evolução
Figura tem papel central para fomentar a empatia, ética e responsabilidade para o processo decisório
Especialista detalha como prever variações e reduzir riscos financeiros na gestão de despesas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional